EDUCAÇÃO

Estudantes da rede pública de ensino são a maioria dos aprovados na UFPR

Estudantes da rede pública de ensino são a maioria dos aprovados na UFPR
A Universidade Federal do Paraná contabilizou e divulgou que 59,79% dos calouros da Universidade vieram da rede pública de ensino. - Foto: Dovulgação/UFPR
Segundo dados da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgados na última quinta-feira (15), seis em cada 10 aprovados no vestibular de 2019/20 são estudantes vindos da rede pública de ensino. Os números correspondem a 59,79% do total de alunos aprovados no último processo seletivo.

De acordo com Renato Feder, secretário estadual da Educação e do Esporte, o índice de aprovações dos estudantes da rede pública é importante e sinônimo de orgulho para toda a rede do Estado. “Esse resultado mostra como precisamos investir e acreditar no ensino público e em nossos jovens, e como a Educação Básica gratuita pode e deve ser de qualidade, garantindo aos alunos oportunidades de um futuro melhor”, afirmou.

Entre os alunos aprovados para ingressarem à UFPR está Ester Dessbessel, de 17 anos. A jovem curitibana concluiu o Ensino Médio em 2019 e já é caloura no curso de Enfermagem da federal. Ester relata à Agência Estadual de Notícias que realizou a prova como um ‘treineiro’, mas por conta da boa trajetória, acabou sendo aprovada na primeira tentativa.

“Estou muito feliz por ter passado no vestibular. É um orgulho, mais uma conquista. É uma faculdade muito boa e sei que vou me esforçar ao máximo. É uma sensação de dever cumprido. Sou muito grata aos meus professores, que são ótimos e incentivam os alunos a pensar no futuro, a focar na UFPR”, diz a jovem.

Agência Estadual de Notícias