MODERNIZAÇÃO

Carteira de Trabalho impressa já começa a ser substituída pela digital no PR

Carteira de Trabalho impressa já começa a ser substituída pela digital no PR
De acordo com o governo Federal, o intuito desta mudança é modernizar o acesso à informações dos trabalhadores. - Foto: Helito Beggiora/TechTudo
A Carteira de Trabalho do jeito que conhecemos será substituída e, a partir de fevereiro, já começa a não ser mais impressa. Uma medida estabelecida pelo Ministério da Economia determina que as Carteiras de Trabalho sejam online e por aplicativo, e com isso Curitiba informou que as unidades de atendimento do Sine não irão mais emitir o documento na capital. Nos demais municípios do estado, incluindo Maringá, a previsão de mudança ainda não foi definida.

De acordo com o governo Federal, o intuito desta mudança é modernizar o acesso à informações dos trabalhadores, passando a disponibilizar o histórico profissional do indivíduo aos cidadãos por meio de aplicativos disponíveis para sistema operacional iOS, Android e no navegador. Para garantir o aplicativo pelo celular, basta procurar ‘Carteira de Trabalho Digital’ na loja virtual do seu smartphone (Apple Store ou Play Store) ou acessar o link www.servicos.mte.gov.br/ para o formato em navegador.

CONTRATAÇÃO – Com a nova plataforma, para a contratação, basta que o empregador solicite o CPF do candidato e as informações substituirão as anotações que eram realizadas no documento impresso. Ao contrário da versão impressa, a Carteira de Trabalho Digital não pode ser utilizada como identificação civil.

SERVIÇO – Com a instalação do app, é necessária a realização de um cadastro com informações de pessoais a profissionais. Para quem já possui o cadastro, basta utilizar o login e senha existentes. Para mais informações sobre o app, acesse https://empregabrasil.mte.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/Passo-a-Passo-CTPS-DIGITAL-APP-e-WEB.pdf.
Paraná Portal