UTILIDADE PÚBLICA

Você sabia que Maringá oferece atendimento psiquiátrico 24 horas e gratuito?

Você sabia que Maringá oferece atendimento psiquiátrico 24 horas e gratuito?
Peça ajuda. Em casos de crise de transtornos psiquiátricos ou simplesmente em busca de ajuda, o CAPS III e o Hospital Municipal oferecem atendimento, leitos e até mesmo medicamentos gratuitamente. - Foto: katemangostar/Freepik
Em Maringá, diversos centros e setores da saúde pública são dedicados para a atenção psiquiátrica prestando apoio e atendimento à pessoas com tais tipos de transtornos e crises durante todo o dia e também a noite. Além de atendimento, alguns locais ainda disponibilizam leitos e medicação dependendo da gravidade dos casos.

Os quatro CAPS de Maringá (Centro de Atenção Psicossocial) oferecem atendimentos distintos à população, sendo o CAPSi destinado exclusivamente à crianças, o CAPS II Canção oferecendo atendimento padrão, o CAPSad com foco em dependentes alcoólicos e químicos e o CAPS III que proporciona um atendimento 24 horas com disposição de 12 leitos para acolher qualquer pessoa que esteja passando por uma crise de transtorno psicológico ou simplesmente precisando de ajuda. Dependendo da gravidade dos casos, medicações também são receitadas.

BUSQUE AJUDA – Outro espaço que oferece serviço de Emergência Psiquiátrica com atendimento e disposição de 26 leitos, é a ala psiquiátrica do Hospital Municipal de Maringá, local ao qual Danielle, 19 anos, recorreu em um momento de crise, sendo atendida, medicada e encaminhada para acompanhamento psicológico na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Danielle afirma que há meses possuía pensamentos suicidas, crises incessantes de choro, insônia e irritabilidade. “Um dia, voltando do trabalho tive mais uma crise de choro e quando pensei seriamente em dar um fim à minha vida foi quando percebi que precisava de ajuda”, relata a jovem. “Eu conhecia o atendimento devido a relato de amigos que passaram pelo mesmo, resolvi tentar e em menos de 30 minutos eu fui atendida e medicada. Dormi em um leito e quando acordei mais calma pude ir embora. Em mãos eu já tinha um encaminhamento para para psicóloga e receita de antidepressivos, tudo gratuito” afirma.

Sob efeitos do medicamento e realizando o acompanhamento psicológico gratuito na UBS próxima à sua casa, Danielle afirma que se sente muito melhor e que uma simples iniciativa de buscar ajuda transformou a sua vida. “Hoje eu me sinto melhor comigo mesma, os choros acabaram e a tristeza constante desapareceu. Me pergunto por quê nunca pensei em pedir ajuda antes. Não é normal se sentir infeliz o tempo todo, crie coragem e peça ajuda, só depende de você.” finaliza.

SERVIÇO – Para receber atendimento de Emergência Psicológica basta comparecer aos Centros especializados com identidade em mãos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis. O Hospital Municipal de Maringá fica localizado na avenida Nildo Ribeiro Rocha, no Jardim Ipanema. Já o CAPS III é na rua Pioneiro João José Queiroz, também no Jardim Ipanema.

Maringá.com