ALERTA

Epidemia de dengue segue avançando nas cidades da região de Maringá

Epidemia de dengue segue avançando nas cidades da região de Maringá
Entre outubro e janeiro de 2019/2020 em relação ao mesmo período de 2018/2019 o aumento de casos foi de mais de 4.000%. - Foto: Gina Mardones/Folha de Londrina
Em novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (14), indicativos apontam que a dengue avançou mais de 4.000% entre agosto de 2019 e janeiro de 2020 em comparação ao ano anterior. De acordo com a Sesa, neste período de 2019 foram confirmados 6.068 casos de dengue no Paraná. No período de 2018, foram registrados apenas 146 casos.

Além disso, o boletim semanal da dengue indica um avanço de 13% em sete dias. Foram confirmados 725 desde a semana passada, conforme os dados publicados no último boletim pela Secretaria de Estado da Saúde. “Continuamos acompanhando o combate ao mosquito dia a dia, município a município. Precisamos falar com as pessoas, contar com a união de todos para derrotar a dengue”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

EPIDEMIAS DE DENGUE – Pela primeira vez neste ciclo epidemiológico, o boletim da dengue aponta para a ocorrência de epidemias em cidades médias. O município de Paranavaí, a 74 km de Maringá, registrou somente nesta semana 450 casos de dengue por 100 mil habitantes. “É um dado preocupante. Faremos uma aproximação ainda maior com a cidade e estabelecer algumas ações em conjunto”, destacou Beto Preto.

Conforme a Sesa, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti também serão reforçadas no litoral do Paraná. Um mutirão educativo está previsto para acontecer em Matinhos, ainda sem data confirmada. Além de Paranavaí, compõem a lista de municípios em estado de epidemia: Nova Cantu, Quinta do Sol, Florestópolis, Juranda, Peabiru, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Santa Isabel do Ivaí, ngulo, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Paranacity, Uniflor, Braganey, Douradina, Paraíso do Norte, Tamboara, Sertaneja e Guaíra.

Paraná Portal