EMPREGO

Veja dicas de como mudar de emprego sem arrependimentos

Veja dicas de como mudar de emprego sem arrependimentos
Se está infeliz no trabalho, algumas questões devem ser avaliadas para não mudar de empresa e acabar entrando numa fria. - Foto: Freepik/yanalya
Com o ano novo, novas metas e objetivos são traçados para os dias que virão. Para muitos, o desejo em trocar de emprego ou até mesmo de carreira é uma das prioridades para 2020, mas como e por onde começar? Para os infelizes com o emprego, algumas reflexões se fazem necessárias para tomar decisões determinantes para o futuro.

Segundo Mylena Cuenca, headhunter na Trend Recruitment para o RH pra Você "É preciso ter em mente que mesmo o emprego dos sonhos tem seus dias ruins. Não é sempre que você vai estar feliz. Há momentos de maior ansiedade e mais desgastantes. É nesta hora que você deverá tentar analisar a situação de fora” afirma.

Antes de tomar decisões drásticas, a especialista recomenda alguns questionamentos para fazer a si mesmo. As três perguntas são ’Eu estou infeliz por causa do atual momento de sobrecarga ou com as funções e responsabilidades do meu cargo?’; ’Estou estagnado e não busquei por novos desafios e por isso estou incomodado ou a empresa não me proporciona novos desafios?’ e ’A empresa possui sérios problemas de gestão e a melhor alternativa é buscar outro emprego?’.

Estas perguntas, de acordo com Mylena, são fundamentais para estabelecer um ‘diagnóstico’ da situação no trabalho podendo proporcionar maior aprendizado e crescimento na carreira profissional. E por isso, autoconhecimento é uma habilidade essencial. "Depois de identificar onde está a falha, fica muito mais fácil tomar a melhor decisão e procurar oportunidades profissionais e empresas que tenham mais a ver com você. É importante estarmos felizes com nossos empregos, já que boa parte dos nossos dias são dedicados a eles", ressalta.

Ao mesmo tempo em que as companhias esperam um grande desempenho e produtividade dos funcionários, os empregados esperam ser mais valorizados e melhor remunerados para um reconhecimento e sentimento de realização profissional. O principal desafio, de acordo com Mylena, é equilibrar as expectativas de ambos os lados.

Toda empresa possui uma cultura e ‘personalidade’, e muitos candidatos não pesquisam sua organização interna antes de concorrer a uma vaga. Uma pesquisa prévia pode ser determinante para uma avaliação mais detalhada de qual rumo seguir e se vale mesmo a pena entrar em determinada empresa, pois o intuito é mudar para melhor e não ‘trocar seis por meia dúzia’ como diz o ditado.

DICAS PARA TROCAR DE EMPREGO – É fundamental realizar uma pesquisa prévia sobre a empresa. Quais seus ideais, sua organização, sua cultura e analise sua identificação com o local. Como é a avaliação da empresa no mercado a partir dos profissionais que já passaram por ela? Consulte ex e atuais funcionários através de redes sociais que oferecem o serviço de avaliação.

Leia sobre a empresa. Seja em publicações de negócios ou em diferentes veículos de mídia, mas questione durante a entrevista para compreender da melhor maneira qual a situação do ambiente do qual está prestes a se inserir, assim é possível determinar quais a expectativas ter de acordo com o local. Avalie o ambiente em que está sendo entrevistado, como é recebido e até mesmo a forma como se vestem e tente se imaginar na rotina do local. O lugar desperta bons sentimentos? Se sentiria acolhido? Essa identificação com o ambiente é extremamente importante.

SERVIÇO – Que tal aproveitar o clima de ano novo e recomeçar em uma nova empresa ou carreira? Se você sente que está na hora de trocar o cenário, acesse Empregos e confira as milhares de oportunidades e alternativas para uma mudança em sua vida profissional.

Maringá.com