BEM-ESTAR

Especialista apresenta maneiras de se desintoxicar da tecnologia nas férias

Com a chegada das férias, é necessário momentos de lazer e relaxamento.

Especialista apresenta maneiras de se desintoxicar da tecnologia nas férias
Flora Victoria lista algumas atitudes que os pais podem adotar para estimular a família a diminuir o consumo digital no período de férias. - Foto: Freepik

Com a chegada das férias, é necessário momentos de lazer e relaxamento. E se durante esse período os indivíduos buscam apenas o lazer através da tecnologia ou no ambiente virtual com celulares, tablets e computadores, é necessária uma reavaliação sobre a dependência em relação a esses equipamentos, promovendo uma desintoxicação digital que pode inclusive melhorar relações familiares.

Segundo dados da pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, em 2018 o Brasil ultrapassou a marca de um smartphone por habitante, totalizando mais de 220 milhões de celulares ativos no país. Ao todo, são 306 milhões de dispositivos portáteis em uso, incluindo notebooks e tablets.

Para a mestre em Psicologia Positiva pela Universidade da Pensilvânia, Flora Victoria, é necessário realizarmos mais questionamentos e impor reflexões para a busca de um equilíbrio no uso das ferramentas tecnológicas. Elas são importantes mas não devem nos escravizar ou nos isolar afetiva e socialmente das pessoas à nossa volta. "Crianças, jovens e adultos são membros de uma geração hiperconectada, interligada por redes sociais e ferramentas digitais de contato instantâneo e diálogos superficiais, que só aumentam a distância afetivo-emocional", afirma.

De acordo com a Psicologia Positiva, a presença e atenção dos pais em um ambiente de descontração e brincadeiras estimulam as competências emocionais das crianças, gerando efeitos positivos na relação familiar, por meio da qualidade do tempo que passam juntos.

Viajar, por exemplo, é um hábito muito indicado para quem quer deixar a rotina agitada de lado. Além disso, viajar em família melhora a interação pessoal, expande o crescimento e ajuda a desenvolver a fortalecer a identidade pessoal e familiar. Mas, para usufruir desses benefícios, é preciso explorar esses momentos com qualidade de tempo, aprendendo a se desconectar temporariamente do mundo digital.

"Férias devem representar convivência humana. Assim, ao invés de ficar postando fotos da família e dos lugares o todo tempo, prefira, por exemplo, um pouco mais de discrição, despertando a curiosidade para o aprendizado à sua volta, explorando ao máximo a convivência e focando nos momentos incríveis da viagem. A palavra é moderação", reforça a especialista.

E como a melhor forma de motivar a família é dando o exemplo, Flora Victoria lista algumas atitudes que os pais podem adotar para estimular a família a diminuir o consumo digital no período de férias.

SE DESPEÇA – Certifique-se de que ativou a resposta automática nos e-mails profissionais e mentalize que, nos próximos dias, você estará disponível para um único objetivo: as férias em família. Todo o resto deve obedecer a uma regra: moderação; Durante o descanso, desconecte-se das redes sociais e da internet e se conecte com as pessoas à sua volta, se ocupando de outros assuntos como conversas em família, passeios divertidos, brincadeiras e envolver a família no roteiro da viagem.

DESLIGUE O CELULAR – Na hora de dormir, experimente desligar o celular, assim não cairá na tentação de checar as mensagens, melhorando a qualidade do sono e dando o exemplo aos demais.

DESATIVE NOTIFICAÇÕES – Desative as notificações de seu celular e oriente a família a fazer o mesmo. Mantê-las ativas o tempo todo pode gerar ansiedade e uma maior necessidade de permanecer conectado. Você está de férias justamente para espairecer e se livrar da obrigação rotineira de ter que verificar a internet a cada meia hora.

EXERCITE-SE – Mesmo que não viaje, sai ao ar livre para realizar caminhadas e contemplação à natureza. Aproveite que está em um lugar diferente e faça coisas novas, brinque com as crianças e esqueça o celular.

CONECTE-SE COM PESSOAS – Desfrute da conversa com outras pessoas sem qualquer suporte eletrônico no caminho. Conte histórias, troque experiências, fale sobre qualquer coisa, olhe nos olhos, dê risadas e crie laços profundos e pessoalmente com às pessoas ao seu redor.

Desconectar-se do universo digital favorece as relações, possibilita estabelecer prioridades ao invés de dedicar tanto tempo aos vídeos, jogos e mensagens. É uma ótima oportunidade para perceber o que se está perdendo e se conectar com a realidade.

SERVIÇO – Além das férias, essas atividades de desintoxicação da tecnologia podem ser realizadas durante os finais de semana com a família pela cidade mesmo. Acesse Turismo e confira os principais pontos turísticos e parques de Maringá para tardes de lazer com quem você ama.

Engaje Comunicação