TURISMO

Conheça 10 das melhores atrações de Maringá segundo o TripAdvisor

Com atrativos corporativos e de negócios, o trade turístico maringaense ganha destaque e pode atrair o público visitante para outras atividades além de eventos e hospedagem.

Conheça 10 das melhores atrações de Maringá segundo o TripAdvisor
Templos, culturas e muitos bosques são atrativos do público que frequenta Maringá.

Os principais pontos turísticos da cidade são abertos ao público com propósito de lazer e contato com a natureza em meio ao cenário urbano. E para ajudar a conhecer melhor a cidade, separamos os 10 melhores pontos turísticos da região de acordo com o TripAdvisor.

Em índices divulgados pelo Observatório do Turismo e Eventos de Maringá, o Imposto Sobre Serviços arrecadados pelos setores do turismo maringaense em 2018 foi de mais de R$ 5,5 milhões, apontando um aumento de 41,79% em relação a 2017. No ano de 2019, os dados divulgados são apenas de janeiro, sem possibilidade de comparativos até o momento. Os principais setores lucrativos são as redes de hotelaria e agência de viagens.

Apesar dos atrativos serem principalmente eventos corporativos e hospedagem de negócios, Maringá – polo educacional, do agronegócio, da indústria confeccionista e da área de TI e saúde – oferece contato com a natureza que proporcionam lazer e também conhecimento, com os diversificados espaços culturais a serem explorados na região.

CATEDRAL NOSSA SENHORA DA GlÓRIA – O monumento da Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória é símbolo de Maringá e possui arquitetura moderna arrojada. Construída entre 1959 e 1972, a Catedral possui 114 metros de altura e foi projetada pelo arquiteto José Augusto Belucci. Além do visual, a praça do monumento é atrativa por seus espelhos d’água com iluminação colorida todas as noites. De acordo com a prefeitura, há visitação todos os dias das 06h00 às 21h00.

PARQUE DO INGÁ – O Parque do Ingá é uma reserva florestal de 47,3 hectares urbanizada em 1970. No local encontra-se a primeira Maria Fumaça de Maringá, uma locomotiva 608 que inaugurou a Estação Ferroviária de 1954. No Parque do Ingá ainda existe a gruta de Nossa Senhora Aparecida, um Jardim Japonês que foi inaugurado em 1978. O horário de visitação é de terça à domingo das 08h00 às 17h00.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES – A Gruta foi idealizada como lugar de oração e devoção a Nossa Senhora em 1983. O ambiente possui árvores misturadas aos painéis e constituem um convite à prece e ao recolhimento. O local é em anexo à Capela da Reconciliação, construída em pedra bruta escura. A gruta fica ao lado da Paróquia Cristo Ressuscitado, que tem ainda em seu pátio 15 cenários públicos feitos em pedra bruta, pelo artista Zanzal Mattar. A visitação à Gruta é aberta todos os dias.

MUSEU DINÂMICO INTERDISCIPLINAR – O Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) resultou do amadurecimento do Projeto de Extensão, Centro Interdisciplinar de Ciências (CIC), desenvolvido na UEM desde 1985, tendo como principal diretriz à integração da universidade com o ensino fundamental e médio e comunidade em geral. Os horários de visitação são em domingos das 14h00 às 17h00 e segunda a sexta das 08h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h00.

PARQUE ALFREDO NYFFLER – Parque criado para revitalização de área degradada, foi implantado em 1988, com o objetivo de proteção à nascente do Ribeirão Morangueiro. Possui uma área de 104.867,82m² onde existe lago artificial, dois campos de futebol suíço, parque infantil, mirante e pista de Cooper com 1.005 metros. O horário de funcionamento é diariamente das 06h00 às 20h30.

MERCADÃO DE MARINGÁ – Os antigos armazéns de 1953 foram revitalizados e hoje é ponto de encontro para as famílias e amigos com um local de lazer nos finais de semana e música ao vivo, restaurantes típicos com o melhor da culinária brasileira. Um completo espaço gastronômico para quem procura qualidade e produtos exóticos ou regionais.

PARQUE DO JAPÃO – Parque do Japão que ocupa uma área de 100.000m², é um verdadeiro símbolo da cultura japonesa que reflete a forte influência dos imigrantes japoneses na região. Possui um modelo de Casa de Chá, tipicamente japonês, ginásio de esportes, teatro, sala de eventos e um Jardim Imperial Japonês com área de 46 mil m². Visitações de terça a domingo das 09h00 às 17h00.

TEMPLO BUDISTA – O Templo Budista Jodoshu Nippakuji é uma das poucas construções que retratam fielmente a arquitetura japonesa. Inaugurado em 29 de maio de 1983, o Templo possui dois pavimentos, totalizando 688m², tem o altar construído em peroba, trabalhada manualmente com a utilização de uma técnica tradicional de encaixe, sem o uso de pregos ou parafusos. Em seu interior tem uma imagem de Buda Amida, conhecido como "Buda da Luz e Vidas Infinitas", e um columbário (ossário de cinzas) em devoção aos seus ancestrais. Visitações de segunda a sexta das 08h00 às 18h00 e aos finais de semana, visitas devem ser agendadas pelo telefone (44) 3223-1195.

MUSEU DE ARTE HELENTON BORBA – O Museu de História e Arte Hélenton Borba Côrtes foi criado em 1996 com o objetivo de preservar e divulgar a história de Maringá. O Museu se divide em duas partes: no térreo ficam as exposições de arte de artistas locais ou vindos de fora e no 1º andar ficam as exposições históricas, que consistem em mostrar periodicamente parte do acervo do museu, com objetivo de levar a reflexão sobre a história da cidade, o papel dos homens e mulheres pioneiras em um tempo de desafios e desbravamento pioneiro. Visitações das 08h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00 todos os dias.

MESQUITA DE MARINGÁ – A Mesquita Sheik Mohamed Ben Nasser Al Ubudi teve sua pedra fundamental lançada em 07 de novembro de 1982 e a inauguração oficial em 15 de outubro de 1989. Sua arquitetura tem características clássicas de um templo religioso islâmico. No interior, apenas o altar, onde é feito o sermão e a mirraba, uma espécie de biombo, voltado para Meca, cidade sagrada dos muçulmanos e direção para onde devem estar voltados durante as orações. Às visitações devem ser agendadas pelo telefone (44) 3024-0020.

SERVIÇO – Conheça Maringá! Além destes, são outros diversos pontos a serem visitados na cidade por pessoas de fora ou moradores. Confira acessando Turismo em Maringá..

Maringá.com