AGRICULTURA

Produtores têm até dia 24 para se cadastrar no Programa Compra Direta

Pequenos produtores de Maringá têm até a próxima segunda-feira (24) para se cadastrar, na Prefeitura de Maringá e na Emater, para o fornecimento de alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos Compra Direta, do Governo Federal.

Para se cadastrar é preciso comparecer à Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura – Semaa, na Prefeitura, ou à Emater, levando a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP e a Nota do Produtor, que pode ser retirada no Incra (Paço Municipal).

Podem ser ofertados alimentos de origem animal, como mel, leite e derivados, embutidos, hortifrutigranjeiros, produtos de panificação, doces, polpas de frutas congeladas, grãos e cereais.

Os produtores interessados devem estar enquadrados nos grupos de A ao D do Programa Nacional de Agricultura Familiar – Pronaf.

O Compra Direta é subsidiado com recursos do Fome Zero, é uma oportunidade que os pequenos produtores locais terão para obterem uma renda extra.

Esta é a segunda vez que o programa é realizado em Maringá.

No ano passado 69 produtores foram beneficiados.

No início deste ano, foram repassados R$ 128 mil do Governo Federal para serem aplicados no Programa Compra Direta.

O programa consiste no repasse direto da produção agropecuária de micro e pequenos produtores da agricultura familiar, visando atender entidades assistenciais cadastradas no município e contribuir com a merenda das escolas municipais.

Em 2005 foram beneficiadas 36 escolas municipais, 39 estaduais e 38 centros de educação infantil, além de 95 entidades assistenciais.

Informações com a gerente de produção agropecuária Rúbia Sales, telefone 3221-1529.

Pmm