CULTURA

Supersticiosos e amantes dos animais temem a chegada da Sexta 13

A Sexta-Feira 13, para os supersticiosos, é conhecida como um dia de mau presságio.

Supersticiosos e amantes dos animais temem a chegada da Sexta 13
Data é considerada mau presságio para muitos supersticiosos e, para outros, um perigo para animais de estimação. - Foto: Freepik

A Sexta-Feira 13, para os supersticiosos, é conhecida como um dia de mau presságio. A fama do ‘dia amaldiçoado’ se consolidou, além do folclore e crendices, também devido a famosa saga de filmes ‘Friday the 13th’ de 1980, apresentando um dos mais famosos e icônicos antagonistas do cinema, Jason Voorhees, com sua assustadora máscara de hóquei e facão. Muito além do sal grosso, arruda, trevo de quatro folhas e outras diversas simpatias e hábitos, a Sexta 13 representa também perigo aos animais.

São diversas as especulações acerca da data, porém, não se sabe ao certo qual seria de fato sua origem. Seja cultural, pessoal ou religiosa a combinação da sexta-feira com o dia 13 é uma superstição levada a sério por muitos ao redor do mundo, compondo até mesmo tradições e folclores. Por receio da data e tudo de mal que ela possa atrair (mesmo que não se saiba ao certo o quê) alguns hábitos e simpatias que atraem sorte são realizados para evitar problemas durante o dia e noite.

SUPERSTIÇÕES – Pra começar bem o dia, vale descer da cama primeiramente com o pé direito. Segundo o costume romano, os lados direito e esquerdo simbolizam o bem e o mal, respectivamente. Ainda de acordo com costumes supersticiosos, os espelhos também podem ser um problema. Além dos cuidados em não quebrar espelhos por atraírem 7 anos de azar, no temido dia 13 muitas pessoas têm o costume de cobrir todos os espelhos da casa com um pano. A crença popular é de que especificamente neste dia, a morte possa ser vista pelo reflexo.

Outra restrição para a Sexta-Feira 13 é não servir refeições para 13 pessoas. Para alguns, o número 13 reflete a quantidade de discípulos na última ceia, sendo Judas, traidor, o último a chegar. Com isso, a recomendação é servir apenas 12 ou 14 refeições em jantares ou festas para evitar atrair possíveis traições.

GATO PRETO – Uma das mais famosas superstições acerca da data é o mau agouro que os gatos pretos representam, por isso são evitados e não podem cruzar o caminho. A fama distorcida dos animais se deu devido aos hábitos noturnos dos mesmos, além disso, a cor preta é associada às trevas e muitos acreditam que os animais possam ter ligações com forças do mal.

Com esse desgosto acerca dos animais pretos, casos de maus tratos podem ser registrados durante a Sexta-Feira 13. Duas ONGs de Maringá, afirmam que com a proximidade da data evitam a doação principalmente dos animais pretos, pois muitos podem ser utilizados para rituais. “Há muitos anos as instituições evitam doar nessa época principalmente os animais da cor preta, mas os demais também” afirma a voluntária da ONG Dignidade Animal, Patrícia Micarelli.

Vanessa Alves, de 25 anos, é dona de 3 gatos pretos e afirma que desde que adotou o primeiro, há 8 anos, fica receosa em deixá-los na rua durante a noite, principalmente em uma Sexta-Feira 13. “A gente nunca sabe até que ponto pode ir a ignorância humana, e por isso eu tomo todo cuidado possível com meus gatos. São parte da família e azar seria não tê-los comigo” afirma a estudante.

É importante ressaltar que a fama sobre a Sexta-Feira 13 não passa de crendices e superstições, não havendo provas concretas de que signifique um dia ruim. Para algumas pessoas, amantes de terror principalmente, o final da semana é apenas um dia perfeito para uma maratona de filmes assustadores.

Maringá.com