EDUCAÇÃO

Câmara aprova Moção de Repúdio à transferência de vagas noturnas do Ensino Médio

Câmara aprova Moção de Repúdio à transferência de vagas noturnas do Ensino Médio
As vagas remanescentes do período noturno serão remanejadas para o período diurno. A Moção de Repúdio aborda o prejuízo aos estudantes que não têm como estudar pela manhã ou tarde. - Foto: Divulgação CMM
Na sessão ordinária desta terça-feira (3), os vereadores de Maringá aprovaram, por 10 votos favoráveis e 3 contrários, a Moção de Repúdio ao remanejamento de turmas do Ensino Médio noturno para diurno, a partir de 2020 estabelecido pelo Governo do Estado. O documento será encaminhado ao governador Ratinho Jr. alegando que a decisão poderá causar severo prejuízo aos estudantes que não têm como estudar pela manhã ou tarde. A justificativa do Estado é a evasão escolar que, ano passado, chegou a 3,6% em turmas do período diurno e 17,6% no período noturno.

Na sessão desta terça-feira, os vereadores que apoiaram a Moção de Repúdio deixaram clara a preocupação no remanejamento de turmas do período noturno, além da falta de clareza envolvendo a portaria estadual, evidenciando a importância do ato documental a ser enviado para o Governo do Estado no sentido de propor maior diálogo na discussão sobre o tema "Educação" para com toda a população.

"O Estado precisa melhorar a educação, criar situações que motivem a criança, o adolescente e o adulto a procurarem um ensino regular de qualidade. Com melhor qualificação, o cidadão terá condição de produzir melhor e, consequentemente, alcançar o desenvolvimento pessoal e familiar. E esta proposta de remanejamento poderá dificultar a vida de muita gente que só tem o período da noite para estudar. Isso sem falar que a classe dos professores está perdida, sem poder se organizar para o ano que vem", argumentou o vereador Professor Niero, autor da moção, a qual recebeu a assinatura da maioria dos vereadores.

Segundo informações do documento apresentado pelo vereador, algumas escolas, aparentemente, já não abriram as matrículas para novas turmas do período noturno no ano letivo de 2019. A Moção de Repúdio também destaca a possível redução do número de professores e servidores administrativos, já que o quadro de funcionários está diretamente relacionado à quantidade de alunos efetivamente matriculados.

Para o vereador Mário Verri, que assinou e votou favorável à moção de repúdio, falta clareza nos projetos na área da Educação no Estado. "A falta de oportunidade que os jovens têm, principalmente em cidades menores, também é preocupante. Se tirarmos a possibilidade de o jovem trabalhar e estudar, menos oportunidades ele terá. A moção serve como uma tentativa de repensar a portaria do Governo do Estado, para que toda a sociedade possa discutir melhor esse remanejamento no Ensino Médio."

ESCLARECIMENTOS – Diante da preocupação de toda a população do Estado e também da afirmação de alguns meios de comunicação sobre um possível término do Ensino Médio Noturno no Paraná, a Secretaria da Educação emitiu uma nota com diversos esclarecimentos e alertando para as chamadas fake news a respeito do tema.

"O Ensino Médio noturno não será encerrado. O planejamento escolar prevê, para o ano letivo de 2020, 100 mil vagas para o período. Se houver necessidade de abertura de vagas para atender mais alunos, a Secretaria garante a oferta; Buscando democratizar o acesso ao Ensino Médio, a Secretaria ampliou a oferta de vagas para o período diurno, uma vez que em muitos municípios a única opção do estudante era cursar o noturno; Nas instituições de ensino em que há disponibilidade de espaço físico (salas de aulas ociosas) no período da manhã e/ou tarde, os alunos poderão optar pelo Ensino Médio diurno", consta na nota.

Câmara Municipal de Maringá