EMPREGO

Principais habilidades e características que atraem a atenção dos contratantes

Principais habilidades e características que atraem a atenção dos contratantes
Algumas habilidades podem valorizar seu currículo e garantir uma vaga de emprego para este fim de ano. - Foto: Ana Volpe/Agência Senado
Algumas habilidades são destaques para os empregadores durante a seleção de currículos, você sabe quais são e se as possui? Em momento de crise, as empresas tendem a ficarem cada vez mais exigentes na seleção de funcionários e algumas habilidades podem valorizar seu currículo e garantir uma vaga de emprego para este fim de ano.

A primeira e mais importante característica que um empregador busca, é a Ética de um colaborador. A transparência e confiabilidade permitem que o empregador confie em seu funcionário, deixando de lado uma sensação de ‘pisando em ovos’ com um funcionário que, pela confiabilidade, tem potencial para promoções e maiores responsabilidades na empresa. A Liderança também é um fator importante para o local de trabalho. A capacidade de envolver-se e motivar pessoas ao seu redor com carisma, facilidade em tomar decisões, capacidade de detectar e desenvolver potenciais da equipe de modo assertivo são fundamentais.

O poder de Negociação também é um grande atrativo. A capacidade em persuadir focando em resultados com respeito às pessoas e administração de conflitos podem ser fatores decisivos para conseguir uma vaga de vendas ou atendimento ao público, por exemplo, mas sem excluir a necessidade dessa habilidade também em funções internas de uma empresa.

Outra qualidade importante a ser considerada pelos empregadores é a habilidade em Comunicação do candidato. Uma boa desenvoltura, coerência de discurso e ação, objetividade e a capacidade de transmitir ideias e escutá-las vindas de outros membros da equipe fazem com que o colaborador se destaque no ambiente de trabalho, pois a comunicação em uma empresa é vital para seu bom funcionamento.

A Energia e Inteligência emocional também agregam ao perfil do candidato. Possuir uma proatividade, vestir a camisa da empresa com entusiasmo e brilho nos olhos é o que todos os empregadores vislumbram em um elenco de colaboradores. Além disso, a inteligência emocional em conseguir trabalhar sob pressão com resistências à frustração e maturidade podem fazer com que o funcionário se destaque ainda mais no ambiente de trabalho.

E por último, mas não menos importante, estão os fatores Criatividade e Flexibilidade proporcionando uma capacidade de resolver problemas com uma boa intuição e capacidade de inovação, além de poder se adaptar às mudanças e rever conceitos e pontos de vista possibilitando abertura para feedbacks e ideias diferentes para a melhoria e evolução coletiva.

Durante o processo seletivo para uma vaga, é comum que os candidatos se demonstrem ansiosos, querendo se classificarem como a melhor escolha para a empresa. Os principais erros cometidos para demonstrar as habilidades citadas acima podem acabar prejudicando, como por exemplo interromper outros candidatos falando demais e não escutando ou mostrando uma liderança que passe por cima de um trabalho desenvolvido em equipe durante as dinâmicas em grupo.

A melhor maneira em identificar se possui ou não esses requisitos é, de maneira fácil, consultando familiares e amigos que possam ser sinceros e que conheçam bem a personalidade do candidato. Em caso de consultas com um psicólogo, questionar essas qualidades em si pode ser esclarecedor. Porém, é importante lembrar que como humanos não podemos ser perfeitos, possuindo eventuais limitações para diversificadas situações, buscando sempre um aprimoramento e evolução contínua como profissional.

SERVIÇO – Atualize seu currículo e encontre vagas de emprego ideais para começar 2020 de carteira assinada. Acesse Empregos e confira.

Maringá.com