UEM

1° Seminário de Artes Visuais discute a importância da criação e ensino da arte

1° Seminário de Artes Visuais discute a importância da criação e ensino da arte
A palestrante de abertura é Fernanda Magalhães, com o assunto “Artes em performances: ativismos e os corpos em movimento” - Foto: Divulgação
Corpo a Corpo: Presenças Plurais. Esta é a temática tratada no I Seminário de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Iniciado nesta segunda-feira (25) e seguindo até quinta-feira (28), o evento promove debates sobre “criação e ensino das Artes Visuais, socialização de pesquisas relacionadas e mobilização de proposições incentivadoras às produções e ações educativas do curso”.

A palestrante de abertura é Fernanda Magalhães, artista, doutora em Artes e professora na Universidade Estadual de Londrina (UEL). As atividades serão realizadas no Auditório 29 de Abril, no térreo do Bloco I-12 do câmpus sede, trazendo o assunto “Artes em performances: ativismos e os corpos em movimento”.

Eventos como estes ajudam a colocar as Ciências Humanas e de Linguística, Letras e Artes em posição de destaque, de acordo com Magalhães. “Arte é um processo de criação, base para a vida, de uma forma geral, e construção de reflexões. A arte e a cultura são bases para tudo, inclusive para a ciência. São os pontos centrais dentro e fora da Academia, sem elas, não somos nem seres humanos”.

EXPOSIÇÃO – No 29 de Abril está disposta a instalação “Superação”, feita por estudantes do 2º ano de Artes Visuais da UEM. Ela “envolve imagens relacionadas ao contexto de resistência às diversas formas de violência que atualmente despontam contra corpos, saúde, liberdade e direitos”. Nos encostos das poltronas e na passarela de acesso ao palco do auditório é possível ver cartazes sobre casos de homofobia, racismo, pedofilia, além de situações envolvendo ensino público e povos indígenas.
Universidade Estadual de Maringá