SAÚDE E LAZER

Conheça o street workout, treino realizado nos arredores do Parque do Ingá

A prática exige força, coordenação, e equilíbrio, podendo ser praticada ao ar livre, na rua ou em praças e locais públicos que ofereçam os equipamentos necessários.

Conheça o street workout, treino realizado nos arredores do Parque do Ingá
Os exercícios do street workout consistem em força, equilíbrio e resistência. Em Maringá diversos grupos se reúnem para a prática principalmente aos arredores do Parque do Ingá e ATIs - Foto: Divulgação/Woods FM

O street workout, ou ‘treino de rua’, em tradução livre, é um esporte de exercícios dos quais o praticante usa o próprio peso corporal para executar atividades em barras fixas, paralelas, no solo e até mesmo se apoiando em companheiros de treino.

“A criatividade dos atletas em transformar itens inusitados do cotidiano em aparelhos para o treinamento é o espírito do esporte”, afirma Rafael Lima, de 23 anos, praticante do street workout há 3 anos.

De acordo com a Agência Brasil em reportagem realizada em 2015, modalidade já é praticada em cerca de 90 países, tendo os Estados Unidos e a Rússia como as referências mundiais. No Brasil, diversos grupos de treinos, oficiais ou compostos apenas por amigos, têm invadido as ruas para a prática de acrobacias chamativas e complexas. Em Maringá, o Parque do Ingá é considerado um point para a realização de street workout, como é o caso de Rafael e seus amigos, que desde 2017 se reúnem semanalmente para realização de exercícios.

“Vim de São Paulo capital, e lá a quantidade de grupos de treino é maior que aqui de Maringá. Pessoal e habituado à prática. Quando cheguei aqui, precisava ocupar minha cabeça e queria fazer meus exercícios em uma ambiente diferente da academia. Foi então que meu personal me falou sobre um grupo de street workout da cidade” relata Rafael. O grupo não se manteve por muito tempo, mas foi o suficiente para o jovem pegar o jeito dos exercícios e convidar outros amigos da academia para a prática, incluindo seu personal trainer, Augusto Soares de 26 anos.

“Começamos a chamar um pessoal para treinar com a gente e eles foram aceitando com o tempo. De início eu auxiliava nos exercícios, para garantir que ninguém se machucasse, mas depois de uns meses era cada um por si, mas todos em companhia um para o outro” destaca Augusto, afirmando que às atividades externas eram intercaladas com os exercícios de academia. “É uma modalidade que auxilia sim no ganho de massa, mas não de forma tão eficaz quanto a academia. Na academia nós ganhamos e fortalecemos os músculos e no street workout nós meio que testamos nossos limites de resistência” finaliza.

SERVIÇO – Com o destaque do street workout pelas ruas da cidade, um Campeonato Maringaense será realizado garantindo 3 vagas para o estadual da modalidade. Serão três categorias que incluem iniciantes, intermediários e avançados. Confira mais informações acessando Campeonato de Street Workout e Calistenia 2019.

Maringá.com