TURISMO

Com espera de 1,5 mi de visitantes, Natal maringaense movimenta a economia local

Com cerimônia de abertura realizada nesta sexta-feira (15), o Natal maringaense segue com diversas atrações, shows e diversão até o dia 19 de janeiro.

Com espera de 1,5 mi de visitantes, Natal maringaense movimenta a economia local
A abertura da Maringá Encantada teve um público de aproximadamente 80 mil pessoas. Especialistas apontam aumento nos números para a economia. - Foto: Vivian Silva/PMM

O projeto ′Maringá Encantada - Um Natal de Luz e Emoção’ oferece mais de 100 atrações e estima-se que 1,5 milhão de pessoas visitem Maringá até dia 6 de janeiro, fim das festividades.

Todos números superam os do ano passado. Pesquisa do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem) sobre a campanha de 2018 apontou que Maringá Encantada atraiu 1,2 milhão de pessoas, sendo que 55% eram de outras cidades. Aspecto local de destaque no levantamento foi crescimento na arrecadação de tributos. O Imposto Sobre Serviços (ISS), exemplo, aumentou 20,27% em relação ao período de 2017.

Estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que nesse período há um crescimento entre 15 e 20% no movimento de bares e restaurantes maringaenses. Também houve aumento no fluxo de hóspedes nos hotéis maringaenses no final do ano desde 2017. Antes era comum os hotéis ficarem com baixa ocupação no período. Agora já há escala de funcionários para atender a demanda na rede.

"Maringá recebe turistas de cidades vizinhas e outros estados para o turismo de negócios e entretenimento. O bom disso é que os bares, restaurantes, hotéis, comércio em modo geral, ganham. Estimular o turismo é estimular o desenvolvimento do comércio na cidade. É gerar renda para todos", Deborah Kemmer, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Com cerimônia de abertura realizada nesta sexta-feira (15), o Natal maringaense segue com diversas atrações, shows e diversão até o dia 19 de janeiro. Confira toda a programação acessando Maringá Encantada 2019.

Prefeitura de Maringá