PLANEJAMENTO

Paisagista do Parque do Japão chega a Maringá

Chega nesta quinta-feira, dia 13, em Maringá, o paisagista japonês Hiroshi Kawashimo.

A chegada do especialista representa o início dos procedimentos práticos para a execução do projeto Parque do Japão – Memorial Imin 100, desenvolvido em conjunto por uma equipe japonesa da cidade de Kakogawa e por uma comissão especial criada pela Prefeitura de Maringá, como forma de homenagem da cidade aos 100 anos de imigração japonesa no Brasil.

A obra está programada para ser inaugurada no dia 22 de junho de 2008 durante as comemorações do centenário e com a possível presença da família imperial japonesa em Maringá.

Nesta quinta-feira, lideranças e representantes da colônia nipônica maringaense farão a recepção ao profissional japonês que, em princípio, irá atuar com o consultor e residir por um período de dois anos na Cidade Canção para acompanhar a execução do projeto.

“Ele será nossa principal referência na interpretação do projeto original e para as adaptações que serão necessárias à execução das obras, como localização das construções, disposição das pedras, lago, plantas e outros componentes estruturais do Parque”, explica a engenheira da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação, Cristina Fugou.

Natural da cidade de Iwami-Cho, o paisagista Hiroshi Kawashimo terá sua estada em Maringá custeada pela Japan International Cooperation Agency (JICA) que, junto do governo da província de Hyogo, uniu esforços para construir um parque genuinamente japonês e dentro das possibilidades climáticas brasileiras.

A área de 100 mil m² para implantação do Parque do Japão está localizada entre o Jardim Industrial e o Parque Itaipu, próximo ao Contorno Sul.