INFRAESTRUTURA

Projeto de segurança do Aeroporto de Maringá recebe prêmio da Anac

Projeto de segurança do Aeroporto de Maringá recebe prêmio da Anac
O prêmio da Agência Nacional de Aviação Civil engloba a área de segurança do aeroporto. - Foto: Divulgação
O aeroporto de Maringá conquistou prêmio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na categoria ′Ações de Inovação′ com o projeto Sistema de Reconhecimento Facial Integrado ao Credenciamento. Gustavo Vieira da Silva, coordenador de Aviation Security do aeroporto, e Murilo Martins, diretor de Operações, receberam o prêmio em Brasília.

"Ideias inovadoras devem ser acatadas e aplicadas", afirma o superintendente do aeroporto, Fernando Rezende, destacando que resultados positivos sempre são alcançados de forma coletiva. "A equipe se fortalece com reconhecimento e esse é um bom exemplo de como, unidos, avançamos na conquista de melhorias. É uma evolução constante", acrescenta.

O projeto premiado estabeleceu critérios mais rígidos de acesso a áreas controladas e sensíveis do aeroporto, na mesma medida em que encontrou solução para não burocratizar o trânsito de funcionários. O uso de tecnologia faz a integração entre reconhecimento fácil, credenciamento aeroprotuário e biometria para liberar o acesso.

"Hoje, temos o monitoramento de entradas e saídas em tempo real e histórico detalhado, de quem acessou, hora, local, se foi negado e quanto tempo a área ficou exposta com a abertura de porta", explica Gustavo Vieira, um dos idealizadores do projeto, lembrando que se trata de uma iniciativa inédita, razão pela qual recebeu prêmio da Anac.

O prêmio na área de segurança reforça o conjunto de ações que já mudou o perfil do aeroporto, deixando-o mais moderno. Investimento de mais de R$ 80 milhões vai redesenhar a estrutura do aeroporto, atualizando equipamentos de orientação a pousos e decolagens, entre outras melhorias.

Maringá e Região Convention & Visitors Bureau