HABITAÇÃO

Maringá terá condomínio para idosos, idealizado pelo programa Habita Paraná

Maringá terá condomínio para idosos, idealizado pelo programa Habita Paraná
O 'Viver Mais Paraná' é uma modalidade do novo programa de habitação do Estado, chamado de Habita Paraná. - Foto: José Marques/Governo da Paraíba
Oficialmente lançado pelo governo do estado no dia 24 de outubro, o programa ‘Viver Mais Paraná’ é um projeto social em prol das pessoas idosas, disponibilizando moradia em condomínios fechados construídos pelo estado. A iniciativa faz parte do programa de habitação denominado ‘Habita Paraná’.

Maringá está entre as primeiras 14 cidades selecionadas, junto de Cascavel, Cornélio Procópio, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Irati, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Piraquara, Ponta Grossa, Prudentópolis e Telêmaco Borba. Os empreendimentos serão construídos em cidades com mais de 70 mil habitantes mas, a partir de 2020, cidades com população superior a 30 mil habitantes também poderão compor o mapa do ‘Viver Mais Paraná’.

A iniciativa pretende beneficiar maringaenses com mais de 60 anos que possuam renda de até seis salários mínimos e que não tenham casa própria, conseguindo uma moradia por aluguel social de 15% do salário mínimo, aproximadamente R$ 149,70 atualmente. Os condomínios contarão, segundo o projeto, com 40 casas e infraestrutura para saúde, assistência social e lazer (praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e piscina para hidroginástica).

Após a construção, a prefeitura de Maringá se responsabiliza pela manutenção dos espaços, prestando serviços básicos de saúde e assistência social. Atualmente, dois condomínios já estão em fase de construção e outros quatro em processo de licitação no estado.

Maringá.com