EDUCAÇÃO SUPERIOR

UEM é considerada 6º melhor estadual do país por renomada consultoria britânica

UEM é considerada 6º melhor estadual do país por renomada consultoria britânica
Universidade tem obtido posições relevantes em listas e análises realizadas durante o ano. - Foto: Divulgação UEM
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) avança no QS Latin America University Rankings, realizado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). Na lista de 2020 a maringaense está na 92ª posição entre as melhores universidades da América Latina, superando suas posições anteriores (99ª em 2019 e 104ª em 2018). O QS, um dos rankings mais respeitados do mundo, também coloca a UEM como 6ª melhor universidade estadual do Brasil, confirmado pelo Ministério da Educação.

Os critérios de avaliação do QS são: reputação acadêmica; reputação entre empregadores; proporção docente/estudante; quantidade de professores doutores; rede de pesquisa internacional; citações em artigos científicos; publicações docentes; e impacto on-line. Ainda de acordo com a consultoria, que divulgou nesta terça-feira (22), 400 universidades latinas foram avaliadas – cada uma precisou ter mais de 150 artigos publicados nos últimos cinco anos na base de dados Scopus.

“É bem provável que, nos próximos anos, posicionamentos em rankings nacionais e internacionais comecem a ser utilizados por agências de fomento e outros órgãos para repasse de recursos”, prospecta João Marcelo Crubellate, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UEM.

O professor também observa que mundialmente, e com tendência para o Brasil assimilar isso, vestibulandos e professores optam ou não por determinada instituição de acordo com a colocação que ela ocupa em listagens conceituadas.
Universidade Estadual de Maringá