CIDADE

Gestão municipal considera Maringá uma cidade 'amiga dos animais'

Gestão municipal considera Maringá uma cidade 'amiga dos animais'
O termo 'pet friendly' se refere principalmente a locais onde os animais de estimação são bem vindos. - Foto: Aldemir Moraes/PMM
Segundo a Prefeitura de Maringá, a cidade se enquadra como 'pet friendly’ - ‘amiga dos animais’ em tradução literal - devido a ações e políticas realizadas através da Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal em prol dos animais de estimação.

Uma das principais e mais recentes políticas adotadas pela administração da cidade foi o corte de show pirotécnico no fim de ano municipal, durante as festas da Maringá Encantada 2019. A mudança foi acatada devido ao apelo de ONGs da região que fazem um alerta para o sofrimento dos animais durante a explosão de fogos. Para a virada de ano, no revéillon, a prefeitura realizará apenas um espetáculo com fogos de artifício, cancelando outros quatro shows de explosão.

O desenvolvimento de um aplicativo para facilitar castrações na cidade também é considerado um motivo para se denominar ‘pet friendly’, segundo a prefeitura de Maringá. Lançado em maio deste ano, o Petis registrou 4,2 mil pedidos e mais de 1 mil castrações realizadas, com 714 aprovadas que aguardam o procedimento.

Outras ações consideradas amigáveis aos animais pela administração são a ‘Praça do Bem’ - localizada no centro da cidade, da qual é utilizada por ONGs para realização de feiras de adoção, as ambulâncias para transporte de animais de rua feridos, que são destinados à clínicas e instituições de ensino conveniadas e, em fase de análise jurídica, o ParCão será uma área de convivência e lazer para animais, inédito na cidade.

Maringá.com