ENERGIA

ANEEL divulga bandeira tarifária amarela para outubro

ANEEL divulga bandeira tarifária amarela para outubro
A bandeira tarifária mensal é definida principalmente pelos níveis de abastecimento dos reservatórios das usinas. - Foto: Ilustrativo
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou que a bandeira tarifária para o mês de outubro será amarela, ou seja, com custo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em setembro, a bandeira tarifária foi vermelha, devido ao período de estiagem que prejudica o abastecimento das bacias hidrográficas do SIN (Sistema Interligado Nacional.

A previsão hidrológica para o mês de outubro sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios, o que permite reduzir a oferta de energia suprida pelo parque termelétrico. Esse cenário também levou à redução dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF), mesmo com a perspectiva do preço da energia (PLD) manter-se em patamar estável. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Agência Nacional de Energia Elétrica