RANKING

UEM é classificada pela Folha como 6º melhor do Brasil

UEM é classificada pela Folha como 6º melhor do Brasil
No Paraná, a maringaense se classifica em 3º lugar, atrás apenas da Federal do estado e a Estadual de Londrina. - Foto: Divulgação UEM
O Ranking Universitário Folha (RUF) de 2019, desenvolvido pela Folha de S.Paulo e divulgado nesta segunda-feira (7), classifica a Universidade Estadual de Maringá (UEM) como a 6ª melhor universidade estadual do país, informação validada pelo Índice Geral de Cursos (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC).

Entre as 197 universidades públicas e privadas avaliadas pela Folha de S.Paulo, a UEM está na 24ª posição, uma colocação a mais o que no ano de 2018, quando estava classificada em 25° lugar. No Estado do Paraná, a maringaense é considerada a 3ª melhor instituição de ensino superior: fica atrás somente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 8º lugar no ranking geral, e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 23° lugar no ranking geral.

“O ranking, muito respeitado, reforça o bom trabalho que vem sendo desenvolvido na UEM, a seriedade com que formamos nossos alunos e a seriedade das pesquisas realizadas”, analisa Ricardo Dias Silva, vice-reitor.

Se consideradas apenas as universidades públicas do país, a UEM sobe dois degraus no panorama nacional do RUF e fica na 22ª colocação. O pódio da classificação fica com Universidade de São Paulo (USP), em 1° lugar; Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2° lugar, e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 3° lugar.

Dias Silva determina que o ótimo posicionamento da Estadual de Maringá no Folha RUF é motivo de comemoração, principalmente porque atesta que ela continua sendo referência, além de “confirmar a excelência das universidades públicas em meio a um momento de tantos ataques”. Ao verificar o cenário apresentado pelo estudo, o vice-reitor atenta-se para o fato de que majoritariamente são nas públicas onde a pesquisa e a produção de conhecimento ocorrem.

Apesar de a UEM estar bem estabelecida no levantamento da Folha, o vice-reitor e a assessoram reconhecem que alguns dados demonstram a necessidade de haver aumento de investimentos em alguns pontos, como as áreas de mercado, internacionalização e inovação, como a internacionalização estratégica e fortalecimento de ações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Incubadora Tecnológica de Maringá.

Mais do que ranquear as universidades, o Folha RUF classifica 40 cursos de graduação. Os melhores desempenhos da UEM são na área de Ciências Agrárias: Agronomia, 9° melhor do Brasil e Zootecnia sendo a 10º melhor. “O resultado representa o esforço e a dedicação de professores, técnicos e alunos, que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, conseguem promover ensino, pesquisa e extensão de qualidade, não só em nível regional, mas nacional”, declara Adriana Aparecida Pinto, diretora-adjunta do Centro de Ciências Agrárias da UEM.

O ranking da Folha existe desde 2012 e, desde então, é publicado anualmente. Considera os critérios de pesquisa (42% da composição final da nota), ensino (32%), mercado (18%), inovação (4%) e internacionalização (4%). De acordo com a Folha, o levantamento “usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha”.

Universidade Estadual de Maringá