ARBORIZAÇÃO

É apresentada em audiência pública o Plano Municipal de Arborização Urbana

É apresentada em audiência pública o Plano Municipal de Arborização Urbana
O projeto orienta todas as ações de arborização na cidade. - Foto: Árvores de Maringá/Suely Sanches
Apresentada em audiência pública nesta sexta-fera (27), a versão preliminar do Plano Municipal de Gestão de Arborização Urbana (PGAU). Representantes de associações, pesquisadores, servidores e membros da comissão elaboradora deram sugestões para serem incluídos no documento. Equipe técnica avaliará dentro de 30 dias as considerações para em seguida o plano ser sancionado pelo Executivo.

O PGAU orienta todas as ações de arborização em vias públicas, praças e parques, planejando a conservação, poda e plantio, além de estabelecer a composição florística e critérios de seleção, produção e manejo de mudas, e diretrizes para novos loteamentos.

Iniciado em 2017, o plano obteve o censo de 123 mil árvores, divididas em 132 espécies nas calçadas e canteiros centrais das vias públicas, das quais 27 % são de sibipirunas e 11,7% de oitis. A segunda, devido o sistema radicular agressivo, atrair vetores de doenças e não ser nativa, será com o tempo substituída.

O presidente da comissão e engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Maurício Sampaio, explica que o plano já obteve 90% de georreferenciamento da arborização urbana. O mapeamento traz informações sobre data de plantio, caracterização de espécie, histórico de poda e outros serviços a serem integrados em um sistema para uso das secretarias municipais.

O arquiteto Claudineu Vecchi afirmou que o plano é o primeiro do país a ter uma indicação de espécies para cada uma das mais de 3,5 mil ruas do município e lembrou que o viveiro municipal segue há mais de 1 ano as recomendações. A audiência também foi marcada por homenagens e menções à ex-coordenadora da Funverde, Ana Domingues, falecida neste ano, e que contribuiu com a elaboração do plano de arborização.

Serviço

Confira o projeto na íntegra acessando o http://www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/5b8283ff8958.pdf.
Prefeitura de Maringá