DOAÇÃO

'Setembro Verde' marca mês com campanhas em prol da doação de órgãos no Brasil

'Setembro Verde' marca mês com campanhas em prol da doação de órgãos no Brasil
Comemorado oficialmente no dia 27, o Dia Nacional de Doação de Órgãos marca o mês de setembro inteiro com campanhas de conscientização. - Foto: Divulgação/PMM
Nesta sexta-feira, dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e durante todo o mês, o Setembro Verde, campanhas e atividades de conscientização em prol da doação póstuma e em vida têm sido feitas por todo o Brasil com o tema “Não basta querer, tem que avisar!”. Em Maringá, o Hospital Municipal realiza uma intensa campanha com servidores e pacientes que consiste em materiais informativos, orientações e decoração especial toda em verde.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2018 o Brasil realizou mais de 25,6 mil transplantes sendo 8,8 mil destes procedimentos com uso de órgãos considerados sólidos, como o coração, fígado, pulmão, rim e vários outros. Para quem desejar realizar a doação de órgãos, é extremamente importante conversar com os familiares, já que serão eles a tomar essa decisão. Em vida, a doação é bem vinda para casos de medula óssea e rins.

As doações são feitas em casos de morte cerebral e podem salvar aproximadamente 14 vidas com duas córneas, dois pulmões, dois rins, pâncreas, coração, pele, ossos e outros variados órgãos. Uma simples conversa com a família pode dar continuidade à vida de várias outras pessoas.

O chefe da 15° Regional de Saúde, Ederlei Alkamin, destaca que a região maringaense é referência na captação. “Temos índices diferenciados a ponto de ficarmos próximos da Espanha, campeã mundial de doação de órgãos”. No ano passado foram registrados 867 doações de falecidos, sendo 281 de fígado, 552 de rim, 16 de pâncreas e 18 de coração na região. Este ano, na cidade, foram realizados 71 transplantes.

Qualquer um pode se tornar doador de órgãos, pois o que realmente importa é a compatibilidade entre os organismos. Com a compatibilidade comprovada, os órgãos são destinados a pacientes que esperam em uma lista longa e única que segue critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Transplantes. Em Maringá, a intermediação das doações é realizada pela Central Estadual de Transplante. Para se tornar doador de órgãos basta comunicar a família e deixar clara sua vontade, já que a decisão deve ser tomada unicamente por eles e não exige documentação.

Maringá.com