EMPREGO

Veja quais erros evitar durante a entrevista de emprego

Veja quais erros evitar durante a entrevista de emprego
O processo seletivo de uma empresa pode ser acirrado, por isso se atentar-se à detalhes faz toda diferença. - Foto: Beatriz Braga/G1
A entrevista de emprego é uma etapa extremamente importante para garantir uma vaga de emprego e alguns erros podem ser fatais às chances de ingressar em uma empresa, mesmo que possua todos os requisitos e habilidades. A seguir, algumas dicas levantados pela VanHack podem guiar os candidatos para futuras entrevistas de emprego.

Ao contratar, o recrutador busca sempre alguém acima da média. Por isso, dar respostas vagas pode acabar nivelando o potencial aos demais. Ao ser questionado, é importante elaborar respostas minimamente complexas mas que destaquem as habilidades e o quanto atende aos requisitos da vaga.

É muito importante que o candidato estude e conheça bem a descrição da função pela qual vai concorrer. Quais são as exigências e principalmente estudar a empresa em si para se atentar às preferências de funcionários. Esse estudo é necessário para o candidato não se enrolar e acabar destacando algum ponto negativo.

Por exemplo, se uma empresa exige um bom relacionamento interpessoal e trabalho em equipe na vaga de emprego, destacar que não se relaciona bem com colegas de trabalho ou que prefere trabalhar sozinho pode ser prejudicial.

Se engana quem pensa que só deve se preocupar com a entrevista quando está em frente ao contratante. Antes da entrevista, deve-se pesquisar sobre a empresa. Conhecer os valores, objetivos e visão da empresa pode ser um diferencial a mais na hora da conversa, além de entender o básico de seu mercado e área de atuação. Assim, é possível estabelecer uma ligação e semelhança prévia do perfil do candidato e do perfil da empresa.

Outro dos vários fatores negativos em uma entrevista é não saber falar de si mesmo. Quando o entrevistador pergunta sobre personalidade, ele busca saber sobre as características no mercado de trabalho. Ao invés de falar sobre cores favoritas, filhos e vida pessoal (ao menos que solicitado diretamente), vá direto ao ponto da carreira profissional, habilidades e hobby (caso agregue na conversa da entrevista). O recomendado por diversas empresas especialistas em RH é treinar as respostas com antecedência, estudar a vaga e empresa para não se perder e garantir a vaga de emprego.

Serviço

Acesse Empregos e confira as vagas disponíveis, são diversas oportunidades atualizadas diariamente.
Maringá.com