ESPORTE

Maringaense bate recorde nacional de salto em altura no Ceará

Maringaense bate recorde nacional de salto em altura no Ceará
O Campeonato Brasileiro de Atletismo Caixa Sub-16 aconteceu neste final de semana em Fortaleza, Ceará - Foto: Aldemir de Moraes/PMM
Neste final de semana, entre sexta-feira (20) e domingo (22) ocorreu o Campeonato Brasileiro de Atletismo Caixa Sub-16, em Fortaleza, Ceará. Entre os 640 atletas inscritos de 110 clubes de 23 estados, dois fazem parte da Associação de Atletismo de Maringá (AAM): Renan Gallina e Israel Turci, que eram os favoritos em suas provas.

O atleta maringaense Renan Gallina chegou com favoritismo em duas provas: 75 metros rasos e no salto em altura. Na primeira, o competidor possuía a segunda melhor marca de balizamento, com o tempo de 8 segundos e 55 centésimos. Na segunda, possuía a melhor marca no salto em altura, com 1 metro e 93 centímetros, altura suficiente para ficar entre os cinco primeiros no sub-18 e entre os 15 melhores no sub-20. Israel Turci, chegou na competição com o sexto tempo de balizamento e com a altura de 3 metros e 20 centímetros na modalidade de salto de vara.

Nas competições realizadas no sábado (21) Renan foi destaque e confirmou o motivo de favoritismo. Na prova de 75 metros o atleta, além de ganhar, bateu seu recorde pessoal atingindo a marca de 8 segundos e 40 centésimos. Na segunda prova não foi diferente. O atleta sub-16 na prova de salto em altura não apenas bateu seu recorde pessoal e levou o ouro como também atingiu recorde brasileiro da categoria, com um salto de 1 metro e 99 centímetros.

“Os dois atletas iniciaram com a gente no projeto de formação que ocorre diariamente no Estádio Willie Davids. O Renan começou a competir há dois anos e desde então não para de melhorar os resultados”, cita a treinadora de Maringá, Sandra Crul.

Além do Brasileiro Sub-16, a equipe da AAM está na última etapa de preparação para os Jogos da Juventude do Paraná (Jojup′s), que ocorre de 20 a 29, em Londrina. Na edição passada, a equipe conquistou o título no masculino e Maringá ficou na terceira colocação na classificação geral.

Prefeitura de Maringá