VESTIBULAR

Vestibular Indígena será disputado por 750 candidatos, 6 vagas são na UEM

Vestibular Indígena será disputado por 750 candidatos, 6 vagas são na UEM
O Vestibular Indígena foi aprovado como Lei no ano de 2001 e o primeiro processo seletivo ocorreu em 2002. - Foto: Divulgação UEM
O Vestibular dos Povos Indígenas será disputado neste ano por 750 candidatos de diferentes etnias, entre elas Kaingang, Guarani, Xetá, Fulni-ô e Terena segundo informações da Agência de Notícias do Paraná. Eles concorrerão a 52 vagas, sendo seis em cada uma das sete universidades estaduais, incluindo a UEM, e dez na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O número representa um aumento de mais de 1000% na procura por cursos de graduação desde que foi criado, há 17 anos.

A homologação do vestibular foi realizada na semana passada, no Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As provas acontecem nos dias 17 de 18 de novembro e, após a aprovação, os alunos escolhem os cursos de interesse.

O Vestibular Indígena foi aprovado como Lei no ano de 2001 e o primeiro processo seletivo ocorreu em 2002. “As universidades estaduais e a UFPR são instituições de excelência que oferecem cursos de graduação bem avaliados. O vestibular indígena é uma política de transformação social e econômica na vida do estudante”, ressalta o superintendente, Aldo Bona. As universidades estaduais possuem 215 estudantes indígenas matriculados em cursos de graduação e pós-graduação.

No último levantamento divulgado pela UEM, em junho de 2018, a maringaense é a instituição estadual que tem o maior número de alunos indígenas, com 53 estudantes matriculados e frequentando regularmente os cursos. Em segundo lugar vem a Universidade Estadual de Londrina (UEL), com 34 estudantes matriculados.

Segundo Rosangela Faustino, que também é a coordenadora da Comissão Universidade para os Índios (CUIA)/UEM), o acesso ao ensino superior, tanto em nível de graduação como de pós-graduação, é muito relevante, porque assim as IES contribuem para a igualdade de condições, autonomia e equidade para os povos indígenas. As universidades estaduais já formaram 75 estudantes em diferentes cursos de graduação como Medicina, Veterinária, Pedagogia, Agronomia, Odontologia.
Maringá.com