INCLUSÃO

Procon notifica empresas para implementar atendimento prioritário de autistas

Procon notifica empresas para implementar atendimento prioritário de autistas
O não cumprimento da norma, sujeita o infrator ao pagamento de multa de R$ 1 mil. Empresas de pequeno porte que regularizem a infração, dentro de 30 dias, têm desconto de 70%. - Foto: Aldemir Moraes
O Procon de Maringá notifica empresas da região para a inclusão do símbolo do espectro autista nas placas de atendimento prioritário. Com prazo de 15 dias para a implementação, os estabelecimentos a seguirem a norma são supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas comerciais, cinemas, teatros e espaços culturais.

O não cumprimento da norma, sujeita o infrator ao pagamento de multa de R$ 1 mil. Empresas de pequeno porte que regularizem a infração, dentro de 30 dias, têm desconto de 70%. Para obtenção do atendimento prioritário, os beneficiários devem apresentar documento comprobatório da condição de autista.

Os transtornos do espectro autista são um grupo de condições caracterizadas por algum grau de alteração do comportamento social, comunicação e linguagem, e por um repertório restrito, estereotipado e repetitivo de interesses e atividades.

Na maioria dos casos, os transtornos são manifestados nos primeiros 5 anos de vida. Evidências científicas indicam a existência de múltiplos fatores, incluindo fatores genéticos e ambientais como causa dos transtornos.

A prioridade de atendimento também se dá a portadores de diabetes, fibromialgia, doenças raras e genéticas, assim como a idosos, pessoas com deficiência física, gestantes e mulheres com crianças no colo.

Prefeitura de Maringá