SEGURANÇA

Mais guardas municipais estão prontos para uso de arma de fogo

Mais guardas municipais estão prontos para uso de arma de fogo
Turma com 29 agentes se formou nessa quarta-feira, 28. Ao todo são 59 integrantes prontos para o uso de armamento. - Foto: PMM
Para a habilitação em armas de fogo, os guardas municipais passaram por capacitação de 234 horas-aula com instrutores da Polícia Militar no manuseio de revólveres, pistolas e espingardas calibre 12, além de ações táticas de reação em situações de confronto.

Dos 126 integrantes, a Guarda Municipal conta agora, depois da formatura da segunda turma com 29 guardas nesta quarta-feira (28), com 59 agentes prontos para o uso de armas de fogo. A previsão é que até janeiro os habilitados utilizem o armamento nas ruas. Em fase final, o processo passa por convênio da Polícia Federal para liberação do porte.

O prefeito lembrou dos investimentos no setor que ultrapassaram, na atual gestão, os R$ 4 milhões. Neste período foram adquiridos 15 veículos, incluindo 2 postos móveis, formações, inauguração de sede, compra de armamento e sanção de estatuto próprio. A lei oferece melhores condições salariais e organiza a autonomia enquanto força auxiliar de segurança.

Além das 234 horas-aula, os agentes também tiveram formação de 558 horas-aula em disciplinas de direito constitucional, administrativo, penal e processo penal, ética e cidadania, direitos humanos, legislação ambiental e de trânsito, sistema de segurança pública, entre outras. Nova turma, com 23 guardas, iniciou o curso este mês.
Prefeitura de Maringá