UEM

Docentes formam grupo a favor da criação de cotas raciais na UEM

Docentes formam grupo a favor da criação de cotas raciais na UEM
A UEM é única instituição estadual de ensino superior do Paraná que ainda não possui cota racial. - Foto: ASC / UEM
O grupo de docentes, denominado “Professores Pró Cotas Raciais na UEM”, defende a causa que já tramita no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, o CEP, e explica em diversas instâncias de decisão, os motivos pelos quais consideram necessária a ampliação das políticas afirmativas na UEM.

O grupo solicitou à Reitoria que encaminhasse aos conselhos de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEP) e ao Universitário (COU) o pedido de um espaço de fala nas próximas reuniões para que os docentes pudessem argumentar a favor da adoção das cotas raciais na UEM. O requerimento ainda conta com a solicitação de que o atendimento à solicitação componha uma política mais ampla da atual gestão da UEM no sentido de fomentar o debate sobre as cotas raciais na instituição.

"Entendemos que é uma responsabilidade institucional da administração garantir que, nas mais diversas instâncias da Universidade, e, nos variados canais de comunicação oficial da instituição, esse assunto seja pautado e discutido antes de sua deliberação nos colegiados superiores", relata o requerimento.
O vice-reitor, Ricardo Dias Silva, atendendo ao requerimento dos Professores Pró Cotas Raciais na UEM, pediu aos conselhos interdepartamentais citados que o tempo de 15 a 20 minutos fosse disponibilizado ao grupo para apresentar seus argumentos.

Os docentes integrantes do grupo são os professores Marivânia Araújo, Carla Almeida, Hilton Costa, Simone Dourado, Meire Mathias e Zuleika de Paula Bueno (Departamento de Ciências Sociais/DCS), Isabel Cristina Rodrigues e Delton Aparecido Felipe e (Departamento de História/DHI) e Josiane Oliveira (Departamento de Administração).

No momento, já está confirmada a participação do grupo nas reuniões nos centros de Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e no Centro de Tecnologia.

Universidade Estadual de Maringá