CIDADE

Empresa chinesa conhece infra-estrutura de Maringá

Representantes de uma empresa chinesa, especializada em projeto e fabricação de placas-mãe e demais produtos de comunicação, estão em Maringá mantendo contatos com autoridades locais e conhecendo a infra-estrutura que a cidade oferece para a instalação de novas empresas.

Ontem, (terça-feira, 4), o diretor da empresa no Brasil, Frank Lin, acompanhado do diretor da empresa Aldo Compontentes, Aldo Pereira Teixeira, esteve conversando com o prefeito Silvio Barros, com o coordenador de Desenvolvimento Econômico do município, João Celso Sordi e com o superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, sobre a posibilidade de instalar uma filial da empresa em Maringá.

A empresa, que está entre as cinco principais fabricantes de placas-mãe do mundo, atende mais de 90 mil clientes em 100 países e procura uma cidade brasileira para implantar um nova fábrica de produção, com projetos a longo prazo e trazendo toda a tecnologia chinesa para o Brasil.

Segundo o diretor Frank Lin, há quatro meses a empresa está fazendo pesquisas de mercado em diversas cidades brasileiras para a implantação da fábrica, buscando um local que ofereça infra-estrutura e ao mesmo tempo qualidade de vida.

“Já estivemos em Porto Alegre, Santa Catarina, Bahia, Belo Horizonte e Manaus.

Como temos relação com o Aldo Teixeira, ele nos convidou pra conhecer Maringá e analisar a possiblidade de instalar a empresa aqui.

O Paraná seria um bom estado para a implantação da filial, uma vez que oferece algumas vantagens contratuais e facilita o monitoramento da maioria de nossos clientes que está em São Paulo”.

Para o diretor da empresa alguns dos fatores decisivos para a escolha de uma cidade são os incentivos e isenção de alguns impostos, a proximidade entre a cidade e os distribuidores, a disponibilidade de mão-de-obra local, a área que a empresa será instalada, que deve ser limpa e sem umidade e a segurança da cidade, pelo alto custo dos equipamentos.

A empresa, que tem 15 mil funcionários em todo o mundo, geraria a princípio cerca de 300 empregos diretos.

O prefeito Silvio Barros apontou algumas vantagens que Maringá oferece, como qualidade de vida e segurança.

“Temos alguns diferenciais para oferecer à empresa, como qualidade de vida para os dirigentes da empresa e segurança tanto para eles como para a própria empresa.

Nosso sistema educacional e opções de lazer também fazem a diferença.

Outro ponto é nossa Estação Aduaneira que libera com velocidade os produtos importados, além de contarmos com o maior centro de transporte rodoviário facilitando a distribuição e recebimento de produtos.

Sei que existem outros fatores que devem ser mais trabalhados com o Governo do Estado em termos de custo, mas isso pode ser feito pois temos um ótimo relaciomento”.

De acordo com o prefeito a vinda da empresa será muito benéfica para a cidade.

“Caso a empresa decida por Maringá será uma satisfação para nós, uma vez que nos ajudará a fortalecer o processo de transição econômica que estamos passando, pois além da agricultura temos uma grande fonte de economia na indústria de confecção e agora apostamos em serviços”.

O responsável pelo encontro, Aldo Pereira Teixeira aposta na implantação da empresa na cidade.

“Trouxe o diretor à Maringá porque sei que podemos oferecer o que eles estão buscando.

Caso a empresa asiática se instale aqui seremos referência”.