MEIO AMBIENTE

Maringá tem 19 áreas verdes somando 1,8 milhão de metros quadrados.

Maringá tem 19 áreas verdes somando 1,8 milhão de metros quadrados.
O Parque do Ingá ocupa uma área de 47 hectares ou mais de 473 mil metros quadrados.
Você sabia que Maringá tem 19 áreas verdes, que juntas formam uma imensa floresta com 1,8 milhão de metros quadrados? Pois é. Isso equivale a 173 campos de futebol. O mais conhecido, o Parque do Ingá, que ocupa uma área de 47 hectares ou mais de 473 mil metros quadrados. Está no centro da cidade, assim como Parque dos Pioneiros (Bosque 2), com 59 hectares ou 594 mil metros quadrados.

Aliás, as duas reservas funcionam como ′pulmões verdes′. Até no formato isso foi pensado pelo arquiteto e urbanista Jorge Macedo, responsável pelo planejamento da cidade na década de 1940. Mas também foram pensadas várias outras áreas verdes, que se espalham de forma estratégica para cumprir várias funções. A primeira, claro, é preservar o meio ambiente por meio da biodiversidade e a segunda, oferecer diversas opções de lazer e atividade física para a população.

O engenheiro ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), Maurício Sampaio, ressalta a importância da preservação das reservas. “Pedimos que a comunidade ajude a cuidar dos parques e dos fundos de vale, pois são locais ricos na flora e na fauna, essenciais para o funcionamento do ecossistema”, cita Maurício.

Os parques das Palmeiras (Jardim Vitória), Cinquentenário (Jardim Imperial), Guayapó (Conj. Parigot de Souza), Sabiá (Conj. Sanenge III), Borba Gato (Conj. Inocente Vila Nova Jr.), Horto Florestal (Zona 5), Gurucaia (próximo ao aterro) e Grevíleas (Zona 5) também contam com área de caminhada, lazer, ATI′s ou bibliotecas em seu entorno.

Prefeitura de Maringá