TECNOLOGIA

Parque do Ingá vai receber sistema de visita autoguiada

Parque do Ingá vai receber sistema de visita autoguiada
Os visitantes do Parque do Ingá poderão passar por uma experiência diferente: serão instaladas placas informativas para a realização de visita autoguiada, com o sistema de QR Code (resposta rápida em código de barras que pode ser escaneado por celulares equipados com câmera) espalhadas pelo interior do parque. A iniciativa é da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide) e Diretoria de Turismo.

Para usar o sistema de QR Code, não é necessário baixar algum tipo de aplicativo. Todos os celulares equipados com câmera podem ter acesso a informações que o código pode disponibilizar. O objetivo é disponibilizar a informação para moradores e turistas que visitarem o parque na palma da mão, literalmente

"Queremos tornar a experiência do visitante mais atrativa, uma vez que, além dos aspectos estéticos da visita, o turista vai levar um grande aprendizado dos atrativos do Parque do Ingá", afirma o diretor de Turismo, Luiz Fernando.

As informações disponibilizadas serão exibidas em texto e em sistema de áudio, facilitando a acessibilidade aos visitantes que tenham deficiência visual. As placas serão fixadas em pontos estratégicos do parque, como o museu biológico, lago, pedalinhos, gruta Nossa Senhora Aparecida e Jardim Japonês.

"O sistema QR Code no Parque do Ingá dará informações turísticas, culturais e ambientais de fácil acesso sobre o local. Em especial, a história do parque e a importância do cuidado com o meio ambiente", afirma o secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Marco Antônio de Azevedo.

Saiba mais:

As visitas também podem ser realizadas com guias especializados, mediante agendamento. Grupos interessados em fazer visitas ecológicas e ambientais no Parque do Ingá devem agendar dia e horário pelo e-mail parquedoinga@maringa.pr.gov.br. As visitas contam com o auxílio de estagiários do curso de Biologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide)

Avenida XV de Novembro, 701 - Paço Municipal

Telefone: (44) 3221-1316

Prefeitura de Maringá