SAÚDE

Postos de saúde terão horários de atendimento estendidos.

Postos de saúde terão horários de atendimento estendidos.
Horário de atendimento de 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá será estendido.
Com objetivo em desafogar o fluxo das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e emergências no Hospital Municipal (HM), a Secretaria de Saúde de Maringá vai estender o horário de atendimento de 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ampliando o acesso aos serviços de atenção primária (Alvorada I, Cidade Alta, Alvorada III, Guaiapó/Requião, Morangueira

Iguaçu, Ney Braga, Iguatemi, Pinheiros, Mandacaru, Quebec e Tuiuti). A proposta é que postos funcionem de segunda a sexta, das 7h às 19 horas, já que atualmente a maioria encerra o expediente às 17h. A UBS Morangueira será a primeira a aderir a mudança.

A ampliação dos horários é um uma ação do Governo Federal para melhorar o atendimento para a população e a qualidade dos serviços oferecidos pelos profissionais de saúde. A medida prevê que a população tenha acesso aos serviços básicos como vacinação, consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, gestantes, consultas pré-natal, entre outros procedimentos. Em Maringá, das 34 UBSs, duas localizadas nas áreas sul e norte da cidade já flexibilizam os horários. Ao todo, são mais de 600 profissionais que desempenham atividades de saúde nos postos do município.

“A necessidade veio da população e da percepção dos profissionais da área de saúde. As unidades que já funcionam em horário diferente abrem às 7h e fecham às 21 horas. É nesse horário que o trabalhador pode ser atendido, não só por uma questão de assiduidade do trabalho, mas também por conta de questões burocráticas quando se entrega atestado”, destaca Clície Arrias, gerente de Assistência à Saúde. O funcionamento em horário diferenciado já promove resultados visíveis, principalmente na saúde preventiva.

A medida também permite mais flexibilidade na organização da Atenção Primária, que poderão trabalhar em escala, intercalando as equipes no atendimento à população. Os serviços da Atenção Primária são a principal porta de entrada para a população receber atendimento no Sistema Único de Saúde (Sus). Na sequência, quando a necessidade de atendimento emergencial, o paciente é encaminhado para UPA mais próxima.

Prefeitura de Maringá