INFRAESTRUTURA

Projeto do viaduto no trevo do Catuaí já está concluído.

Projeto do viaduto no trevo do Catuaí já está concluído.
A solução para os frequentes congestionamentos no trevo do shopping Catuaí, onde se cruzam as PR-317 e BR-376, é a construção de viaduto, projeto já licitado e no aguardo da homologação pelo governo estadual. A conclusão dessa fase depende de desapropriações de terrenos no entorno. Técnicos da Prefeitura de Maringá trabalham nesse processo. A obra está orçada em R$ 24 milhões e estima-se gasto de cerca de R$ 10 milhões com indenizações. O investimento no total da obra será feito pelo governo estadual.

Recentemente, o secretário de Obras Públicas da Prefeitura de Maringá, Albari Medeiros, discutiu detalhes do projeto com as equipes técnicas da Secretaria de Infraestrutura e Logística e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). "Definimos que o município adiantaria a fase de desapropriações para viabilizar o investimento num contexto de pressa, considerando tratar-se de obra fundamental para organizar o tráfego no trecho, garantindo fluidez e, principalmente, segurança", disse Albari Medeiros.

O cruzamento das rodovias, porta de entrada e saída da cidade, inclusive para caminhões oriundos da PR-323, é um dos gargalos do trânsito da cidade, como fica comprovado nos finais de tarde: o intenso fluxo de veículos causa congestionamentos no trecho e aumenta riscos de acidentes. A falta de uma rota alternativa agrava o problema. "Mas a execução da obra entrou uma fase irreversível e caminha para ser executada dentro de um cronograma que considera sua importância", afirma Albari Medeiros.

O investimento no viaduto também foi confirmado ao prefeito Ulisses Maia e lideranças regionais, prefeitos e deputados pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, durante audiência realizada em Curitiba na quinta, 4. Além do viaduto, o governo detalhou a duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu, trecho por onde circulam diariamente cerca de 12 mil veículos, segundo estimativas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Prefeitura de Maringá