SAÚDE

Exame de glicemia ajudará a detectar diabetes precocemente

Exame de glicemia ajudará a detectar diabetes precocemente
Foi aprovado lei de autoria dos vereadores Mário Verri, Altamir Antônio dos Santos e Dr. Jamal, que obriga a realização de teste de glicemia capilar em crianças de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias. Se virar lei, prontos socorros e unidades de saúde deverão fornecer gratuitamente o teste para o público infantil.

Detectar a hipoglicemia em recém-nascidos de risco pode ser fundamental, uma vez que o normal funcionamento do cérebro depende do nível de açúcar no sangue, sendo esta a sua principal fonte de energia. Segundo a literatura médica, baixos níveis de açúcar no sangue dificultam a função cerebral, o que pode causar lesões cerebrais.

Na tribuna, o vereador Mário Verri contou que a ideia do projeto de lei foi sugerida pela servidora pública Karen Meireles, que sentiu na pele as dificuldades com o filho, portador de diabetes desde pequeno.

“Poderemos prevenir muitos problemas detectando a doença desde o início, e evitar custos desnecessários com UTI e outros medicamentos desde que haja a prevenção da diabetes”, disse Mário Verri.

Dr. Jamal, também autor do projeto, explicou que as políticas públicas voltadas para quem sofre de diabetes são importantes, pois é considerável o número de pessoas que sofrem isso. Além disso, o vereador defendeu medidas educativas para que o pai e a mãe possam prever uma possível diabetes nos filhos.

“Fique atento se perceber que seu filho começou a ingerir muito líquido, sede excessiva, fome excessiva, urinar mais que o normal, coceiras no corpo todo, criança mais irritadiça, ferida que não cicatriza, formigamento nas mãos e nos pés, além do emagrecimento”, enumerou.

Câmara Municipal de Maringá