TRÂNSITO

Prefeitura investe na segurança de pedestres com a instalação de semáforos

Prefeitura investe na segurança de pedestres com a instalação de semáforos
Licitada a compra de 296 semáforos de pedestres e 30 semáforos de veículos auxiliares para a instalação em cruzamentos.
A Prefeitura de Maringá licitou a compra de 296 semáforos de pedestres e 30 semáforos de veículos auxiliares para a instalação em cruzamentos. O investimento para ampliar a segurança e trafegabilidade pode chegar a R$ 759.319,00 em recursos próprios do município.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) analisou acidentes, fluxo de pedestres e veículos até chegar a uma seleção de 30 cruzamentos. “Ao introduzir um porta foco para pedestre deve ser considerada a redução do tempo para veículos e possíveis congestionamentos”, lembra o secretário da pasta, Gilberto Purpur.

Também previstas a instalação de porta focos de pedestres no cruzamento da Avenida da Colombo e Duque de Caxias, local com intenso trânsito de estudantes e universitários, em cruzamentos das avenidas Brasil, 19 de Dezembro, João Paulino, Prudente de Moraes, Horácio Raccanello, Tiradentes, Mauá, Pedro Taques, Carlos Borges, Mandacaru, praças Todos os Santos e Rocha Pombo, entre outras localidades.

“Todos os novos semáforos são em LED o que reduz o consumo de energia, têm resistência a queimas e uma iluminação mais intensa do que a convencional”, explica Purpur, afirmando que além do investimento na sinalização, a Semob prossegue com ações educativas.

“Todos os pedestres envolvidos em acidentes fatais em 2018 transitavam fora da faixa ou com o semáforo de pedestre vermelho o que mostra a importância da conduta do próprio pedestre”, completa o secretário.

Já os semáforos de veículos auxiliares, conhecidos como “repetidores”, são equipamentos instalados na lateral da via, com menor altura que o semáforo tradicional. São estudados cruzamentos com intensa arborização, problemas com reflexo de luz e outras condições para a implantação da sinalização adicional.

Ainda relacionado aos investimentos no trânsito, a Semob iniciará nos próximos meses a instalação dos primeiros novos pontos de ônibus nas avenidas Morangueira e Kakogawa. Contarão com bicicletários para quem deseja fazer intermodal. Fechados nas laterais e ao fundo com vidros laminados, serão mais resistentes contra o vandalismo.

Prefeitura de Maringá