ESPORTE

Ciclistas maringaenses participam do campeonato mais difícil do calendário

Ciclistas maringaenses participam do campeonato mais difícil do calendário
Na prova de resistência, Fernando Zanatta, terminou a prova entre os 20 melhores colocados.
Considerada a prova mais difícil do calendário, o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite começa hoje (27), em Paulínia (SP), e segue até domingo, 30. O evento contará com as provas de resistência e contrarrelógio. O Clube Maringaense de Ciclismo (CMC) participará da competição com 13 atletas (oito masculinos e cinco femininos). Com mais de 250 competidores inscritos, a competição é uma das mais principais do calendário nacional.

“Será uma prova muito difícil, seja na resistência ou contrarrelógio. Vamos com o pensamento de entregar o melhor de cada atleta. A prova exige muito da parte física e mental dos ciclistas e as equipes paulistas vão com força máxima. A estratégia é seguir o ritmo imposto pelo pelotão, e se possível encaixar atleta em alguma ′fuga′. Sem dúvidas, é a prova mais complicada do calendário”, explica o treinador de Maringá, Carlos Martinelli.

O atleta do CMC, Fernando Zanatta, ressalta a importância da equipe durante a prova de resistência, já que são cerca de 180 km. “É uma prova totalmente em equipe, em que é necessário ajudar os demais colegas para buscar boas colocações. No momento da prova, vamos perceber qual atleta estará mais preparado para ficar nas principais colocações. Fatores como vento e a questão atmosférica podem interferir no tempo final da prova”, comenta Zanatta.

A prova de resistência pode variar entre 4 horas e 5 horas, em 2018, Zanatta terminou a prova entre os 20 melhores colocados e no ano retrasado, ficou na 9ª colocação na prova de contrarrelógio. “Fiz uma preparação de treinos de 3 a 5 horas por dia, é buscar uma boa colocação desde o início da prova. Por ser uma distância longa, será preciso se resguardar o máximo para no final conseguir atingir a maior velocidade”, complementa o ciclista.

“A equipe masculina está completa e preparada para atingir bons resultados. Os treinos foram intensificados nos últimos meses visando esta competição. Os atletas passaram por um cuidado especial com a alimentação nas últimas semanas, porque faz parte da preparação. Agora, é chegar descansado para realizarmos uma boa competição e trazer resultados expressivos para Maringá”, finaliza o treinador maringaense.

Prefeitura de Maringá