CIDADE

Fundacim comemora quatro anos

O Instituto de Responsabilidade Social de Maringá (Fundacim) completa quatro anos de atividade.

Para comemorar, hoje (dia 29) serão realizadas duas palestras e a entrega do Prêmio Gestação 2006, na sede da ACIM, a partir das 19 horas.

O evento será aberto com a palestra do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Jefferson Nogaroli, que presidiu a ACIM por duas gestões e foi o idealizador da Fundacim. Ele falará sobre “Empreendedorismo Social”.

Logo após haverá palestra da coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Terceiro Setor (Nits), da Universidade Federal do Paraná, Ana Lúcia Santana, sobre “Gestão Profissional nas Entidades Sociais”.

Em seguida será entregue o Prêmio Gestação 2006, criado no ano passado para premiar as entidades sociais de Maringá que adotam boas políticas de gestão. Dez entidades se inscreveram: Serviço de Obras Sociais (SOS); Lar Escola da Criança de Maringá, Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Maringá (APMIF); Fundação Isis Bruder; Núcleo Social Papa João XXlll; Rede Feminina de Combate ao Câncer; Encontro Fraterno Luiz de Vasconcelos; Centro Integrado de Assistência em Ginástica para o Desenvolvimento Humano (Ciagyn); Associação dos Diabéticos de Maringá (Adim) e Associação de Apoio ao Fissurado Lábio Palatal de Maringá (Afim), ganhadora no prêmio em 2005.

Quem é a Fundacim: a Fundacim tem mais de cem entidades assistenciais cadastradas e desenvolve diversas ações visando a profissionalização da gestão nas instituições sociais da cidade, como cursos e palestras voltados aos gestores de entidades do Terceiro Setor e projetos de geração de renda.

Um deles é o Mercado Social, que realizou em Maringá o primeiro Pregão Social do país, ocasião em que foram comercializadas cotas de projetos de geração de renda de cinco entidades assistenciais selecionadas.

O objetivo do Mercado Social é tornar as entidades auto-sustentáveis, como é o caso da Oficina de Confecção, da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A Oficina produz roupas hospitalares, abrindo oportunidade de profissionalização e geração de renda para dezenas de pessoas de baixa renda.

Os recursos arrecadados com a venda da produção são destinados à manutenção da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A Fundacim também criou, no início deste ano, o Portal Solidário.

O intuito é contribuir com o controle do fluxo das doações encaminhadas às entidades sociais e pessoas de baixa renda, além de manter um banco de dados sobre o trabalho das entidades sociais e das pessoas beneficiadas, evitando duplicidade de atendimento.

O software, desenvolvido especialmente para o projeto, possibilita a interligação online entre a Fundacim, as entidades cadastradas e a comunidade.

Essa comunicação contribui para agilizar os projetos das instituições atendidas e traz mais transparência na gestão, já que toda a população terá como acompanhar, pelo portal, o trabalho realizado pelas entidades e de que forma os recursos estão sendo administrados.