ESPORTE

Associação de Natação conquista pódio histórico no Sul-brasileiro

Associação de Natação conquista pódio histórico no Sul-brasileiro
A equipe maringaense da Associação de Pais e Atletas de Natação (Apan) participou no último final de semana do Campeonato Sul-brasileiro de Natação, em Florianópolis. Pela manhã, a Apan conquistou 11 medalhas nas categorias junior e sênior, sendo três ouros, seis pratas e dois bronzes. A tarde, no Open, que reúne os 16 melhores atletas de todas as categorias, a Apan conquistou seis medalhas, entre elas, duas pratas nos revezamentos 4x50 livre e 4x50 medley, feito inédito para Maringá.

A primeira colocação nos dois revezamentos ficou a equipe de Itajaí (SC), que contava com o atleta Cesar Cielo, três vezes medalhista olímpico nas Olimpíadas de 2008 e 2012, e detentor do recorde mundial nas provas de 50 e 100 metros livres. “Não foi uma surpresa para a gente conquistar a medalha nos revezamentos. As provas de revezamentos foram bem equilibradas, ao mesmo tempo que ficamos na segunda colocação poderíamos ter ficado fora do pódio”, explicou o treinador da Apan, Felipe Sgobero.

Na classificação geral no campeonato de categorias, a Apan ficou com a 7ª colocação e no Open, com a 6ª colocação. No Paraná, foi a terceira melhor equipe, ficando atrás do Clube Curitibano, equipe campeã geral nas duas competições e do Santa Mônica. “Nossos objetivos foram cumpridos, para o ano que vem vamos buscar fortalecer a equipe feminina para atingir uma classificação melhor”, argumentou o técnico, Sgobero.

Pela manhã, o atleta Júlio Ito conquistou três medalhas de ouro em quatro provas nadadas: 100 e 50 metros borboleta e 100 metros medley, prova que inclui os quatro estilos - borboleta, costas, peito e crawl. Na prova dos 200 metros medley, o atleta ficou com o segundo lugar. “Consegui fazer minhas melhores marcas em algumas provas com direito a quebra de recorde no 100 metros borboleta e 100 metros medley. O trabalho realizado com o técnico Felipe, estamos conseguindo fazer nossos melhores resultados”, citou o atleta da Apan.

No campeonato absoluto, Julio Ito ficou com a primeira colocação nos 100 metros medley, com direito a quebra de recorde da prova novamente. O recorde era de 2009, pertencente ao atleta olímpico, Daniel Orzechowski. Na época, a Federação Internacional de Natação (FINA) permitia o uso dos trajes tecnológicos que aumentavam a flutuabilidade do atleta na água. Os “super trajes” foram suspensos em 2010. Ito também conquistou o índice técnico na prova dos 100 metros borboleta na categoria junior 2.

O atleta de Maringá, Eduardo Murchie, tornou-se tricampeão na prova dos 50 metros peito no Open. “Em comparação com os outros anos, a prova foi um pouco mais fraca, mas acredito que seja normal. Na final envolve toda uma tensão e uma expectativa nos atletas, a diferença do primeiro colocado para o último na prova, foi de praticamente um segundo. Consegui manter a calma e trazer mais um título para Maringá”, citou o atleta.

A Apan participa ainda nesse mês do Campeonato Brasileiro Infantil, Juvenil e no começo de junho, do Sul-brasileiro infanto e juvenil, em Palhoça, região metropolitana de Florianópolis (SC). A equipe de maringaense conta com o apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp).

Prefeitura de Maringá