A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por meio de suas vinculadas, realiza até o dia 19 de maio uma série de eventos técnicos e minicursos durante a 47ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá – Expoingá. A feira é promovida pela Sociedade Rural de Maringá e acontece no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.O Governo do Estado está presente no evento. A partir de quarta-feira (15) Maringá se tornará a sede administrativa do Poder Executivo e o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana, secretários de Estado e dirigentes de empresas públicas irão despachar na Expoingá. Além da Agricultura, terão estandes e ações no evento a Copel, Sanepar, Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Celepar, Fomento Paraná, BRDE, Detran, Secretaria da Segurança.
SUSTENTABILIDADE - A tradicional fazendinha do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) ocupa 6,5 mil metros, com 19 unidades didáticas voltadas a temas ligados à sustentabilidade, como agroecologia, geração de emprego e renda, agroindústria, transformação e turismo rural. Além disso, extensionistas organizam excursões para que o público de outras cidades da região visite o espaço.Segundo o coordenador da fazendinha e extensionista da Emater, Pedro Cecere Filho, o objetivo é valorizar o produtor rural e oferecer conhecimento para melhoria da renda no campo. “Temos tecnologias inovadoras e novidades na produção de hortaliças, pecuária, piscicultura, principalmente para as pequenas propriedades”, diz. O público inclui estudantes, técnicos e produtores, mas qualquer visitante pode ter acesso às ações.
De acordo com o chefe do Núcleo Regional de Maringá da Secretaria da Agricultura, Jucival Pereira de Sá, o investimento direto na fazendinha é de aproximadamente R$ 90 mil. “A Secretaria e as suas vinculadas são grandes fomentadoras de projetos de desenvolvimento agropecuário e têm uma participação muito efetiva na Expoingá, levando informações, tecnologia, apresentando projetos e recursos que podem ser aplicados melhoria de vida do produtor”, diz.Dentro da programação da exposição, com apoio da Secretaria, estão grandes eventos como 2º Fórum Brasileiro de Integração Lavoura Pecuária e Floresta e o 3º Encontro de Mulheres que Fazem a Diferença no Agronegócio.
IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) também estará presente na Expoingá. Serão expostos 12 animais da raça Purunã, desenvolvida a partir das pesquisas do Instituto desde a década de 1980 em Ponta Grossa; além de uma palestra sobre a pecuária paranaense. “Pretendemos mostrar o potencial da raça e as ações que estamos tentando implementar para ampliação do rebanho dentro e fora do estado”, explica o pesquisador José Luiz Moletta.O café será tema de dois módulos, um deles sobre a qualidade da bebida, e o outro para apresentação das cultivares desenvolvidas no Iapar. A programação inclui ainda uma conversa sobre problema dos nematoides em lavouras cafeeiras.