CONSCIENTIZAÇÃO

Maio Amarelo′ foca nas crianças para trânsito seguro

Maio Amarelo′ foca nas crianças para trânsito seguro
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), da Prefeitura de Maringá, vai enfatizar ações para crianças dentro do movimento ′Maio Amarelo′, criado para conscientizar sobre condução responsável e assim reduzir mortes por acidentes de trânsito. Palestras e blitze educativas estão na programação, com início no próximo dia 9.

Em Maringá, no ano passado, foram registrados 6.467 acidentes com 43 mortes. Os meios de transporte que mais mataram: motocicleta (22), bicicleta (8) e automóvel (4). Foram 9 pedestres mortos. A maioria dos acidentes (28) ocorreu de quinta e sábado, principalmente no período noturno (12).

“Este ano o foco da campanha são as crianças. Formando agentes mirins estamos contribuindo no ambiente familiar e na formação das crianças, que se tornarão adultos responsáveis”, explicou o gerente de Educação de Trânsito da Semob, Rafael Martins.

A pesquisa realizada pelo Projeto Vida no Trânsito apontou que a principal causa dos acidentes é a imprudência. Outros fatores para os acidentes fatais, por parte dos condutores, estão na velocidade dos veículos e a conversão e cruzamento de vias sem respeitar a preferência. “As ações de conscientização se estendem durante todo ano. Realizamos 11 projetos como ′O Trânsito em Sala de Aula′, ′Volta às Aulas′, ′A Pessoa Idosa e o Trânsito′, blitze educativas e apoio na faixa de pedestre, com personagens, orientando para travessia segura. São mais de 200 mil pessoas alcançadas e de todas as faixas etárias” completa o gerente.

O mês de maio se tornou referência mundial para a as atividades de conscientização após a Organização das Nações Unidas (ONU) decretar a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 - 2020, no dia 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza atenção e faz referência a sinalização e advertência no trânsito.

Programação Maio Amarelo

Prefeitura de Maringá