ACESSIBILIDADE

Procon nos Bairros′ oferece atendimento jurídico e serviço de saúde gratuito

Procon nos Bairros′ oferece atendimento jurídico e serviço de saúde gratuito
São oferecidos atendimentos por acadêmicos da área da saúde, supervisionados por professores
Projeto ′Procon nos Bairros′ prossegue os atendimentos até sábado, 4, das 9 às 18 horas, sem horário de intervalo, na Praça Napoleão Moreira da Silva, centro da cidade. No local é oferecido atendimento jurídico, corte de cabelo e serviços relacionados a saúde por acadêmicos da Uningá, como alimentação adequada, atividades físicas, teste de glicemia (diabetes) e testes de HIV e AIDS. Professores da instituição supervisionam os alunos durante os atendimentos.

A professora Ana Paula Teston, coordenadora do curso de Farmácia da Uningá, conta que o projeto é importante para a instituição, pois além dos conhecimentos teóricos, os alunos podem ter contato prático com a população através dos serviços. Alunos que participam do projeto, são submetidos a um treinamento onde reforçam o aprendizado sobre técnicas de aplicações, normas de biossegurança e interpretação dos resultados que ali são coletados, para que, se necessário, o usuário do serviço seja encaminhado para atendimento específico.

O Diretor do Procon de Maringá, João Regiani, conta que o projeto já esta na segunda edição deste ano. "O objetivo é trazer parceiros que agregam junto ao Procon, serviços voltados para a cidadania, que possa colaborar com as necessidades dos consumidores de forma acessível e gratuita. Temos a intenção de realizar mais sete edições nos bairros da cidade, ainda este ano".

Os serviços gratuitos, visam a facilitar o acesso aos atendimentos de trabalhadores com dificuldade de acessibilidade e horário. Anaíce dos Santos, 58 anos, foi uma das primeiras a usufruir do teste de glicemia, e diz que para as pessoas que não têm acesso aos serviços jurídicos e de saúde, o projeto é uma boa alternativa.
Prefeitura de Maringá