SEGURANÇA

Guarda Municipal investe em treinamento e se prepara para uso de armas

Guarda Municipal investe em treinamento e se prepara para uso de armas
A Guarda Municipal, ligada a Secretaria Municipal de Segurança da Prefeitura de Maringá, mantém cronograma de investimentos em infraestrutura e qualificação de agentes. Treinamento com novas armas de choque, com tecnologia mais moderna em relação Taser, pistola que será desativada após produção ser descontinuada pelo fabricante, adiciona recurso importante ao trabalho de abordagem. Em breve a unidade portará armas de fogo.

“O trabalho dos agentes exige continua atualização de regras e procedimentos para que a atividade seja exercida com eficiência”, afirma o secretário de Segurança, coronel Antonio dos Anjos Padilha, acrescentando que além do treinamento, é fundamental a infraestrutura de retaguarda para proporcionar tranquilidade no patrulhamento e abordagem. A nova sede da GM é bom exemplo de investimento feito para atender essa expectativa.

Dos 150 metros quadrados da antiga sede para os 4 mil metros quadrados das novas instalações, a GM não apenas ganhou mais espaço, mas também funcionalidade com refeitório, auditório, sala de reuniões, vestiário e outras dependências que proporcional conforto aos agentes. Aquisição de 15 veículos, entre elas duas vans utilizadas como bases móveis, também integram o conjunto de investimentos na infraestrutura da Guarda Municipal.

A reestruturação da GM, o que inclui a reativação de câmeras de vigilância espalhadas por pontos estratégicos e com as imagens convergindo para centro de monitoramento em tempo real, avança no sentido de equipar agentes com armas de foto, já adquiridas. São 10 revólveres 38, 50 pistolas 380 e 14 escopetas, além de carregadores e munição. Agentes treinam desde abril do ano passado na Escola de formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praça (Esfaep).

A primeira turma, com cerca de 30 agentes, já está na fase final do curso que ensina noções de direito constitucional, direito penal e processo penal, ética e cidadania, direitos humanos, leis especiais, legislação e educação ambiental, legislação e educação de trânsito, sistema de segurança pública, entre outras disciplinas. Instruções teóricas e práticas sobre porte e uso de armas também fazem parte do currículo do curso.

A GM também terá seu estatuto, documento que normatizará as funções dos agentes, definindo competências e valores sociais, hierarquia, promoção e progressão da carreira, estrutura organizacional, implantação da corregedoria, ouvidoria, qualificação e regime disciplinar. “O estatuto é uma reivindicação antiga da classe que reestrutura a categoria, promove avanços salariais e é uma das condições para armar os guardas municipais”, disse o prefeito Ulisses Maia, ao assinar projeto de lei durante a inauguração da nova sede da guarda.

Prefeitura de Maringá