CIDADE

Parque do Japão: projeto é apresentado em São Paulo

A Prefeitura de Maringá, representada pela comissão que elabora o projeto Parque do Japão – Memorial Imin 100 e pelo prefeito Silvio Barros, esteve ontem quarta-feira, (21) em São Paulo para apresentar a iniciativa maringaense a 120 autoridades e lideranças empresariais paulistanas, além de diretores de multinacionais de origem japonesa.

O objetivo foi divulgar o projeto e tentar levantar recursos para viabilizar a construção do Parque do Japão em Maringá.

O compromisso já estava agendado há mais de quatro meses.

A comitiva apresentou o projeto para o Hyogo Kenjin-kai, Associação dos Imigrantes da Província de Hyogo; para Kenren, Associação das Províncias do Japão e para o Bunkyo, entidade que integra representantes da religião budista.

No evento, a apresentação do projeto foi realizada pelo prefeito Silvio Barros e dirigida ao embaixador do Japão no Brasil, Takahiko Horimura.

Segundo o primeiro secretário do projeto Parque do Japão – Memorial Imin 100, Shiniti Ueta, “o prefeito foi parabenizado pela iniciativa de construir uma obra do Japão no Brasil pensando em valorizar a cultura japonesa” Além de apresentar o projeto, Silvio Barros também destacou o interesse de Maringá em receber de volta os japoneses que estão trabalhando no Japão.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Takimori Sekimie; o presidente das Federações da Associação da Integração das Províncias Brasil-Japão, Osamu Matsuo; o vice-presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês, Seiji Ito; o presidente da Kawasaki do Brasil, Kiyo Saitoh e o presidente dos hotéis Blue Tree, Chieko Coki também assistiram à apresentação.

O primeiro compromisso do dia ocorreu de manhã, quando a comitiva maringaense, integrada também pelo deputado estadual Luiz Nishimori, fez uma visita ao Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera, acompanhada pelo representante da entidade beneficente Kodomo-No-Sono, Sr. Sakamoto.

A comitiva maringaense também participou do almoço mensal de confraternização, no restaurante do Hotel Maksoud Plaza, oferecido pela presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Makoto Tanaka.

Parque genuíno: o projeto Parque do Japão – Memorial Imin 100 é desenvolvido em conjunto por uma equipe japonesa da cidade de Kakogawa e pela comissão especial criada pela Prefeitura de Maringá para desenvolver a obra que, em 2008, vai comemorar os 100 anos de imigração japonesa no Brasil.

A área de 100 mil m² para implantação do Parque do Japão – Memorial Imin 100 está localizada entre o Jardim Industrial e o Parque Itaipu, próximo ao Contorno Sul.

No complexo arquitetônico e paisagístico, com motivos e características essencialmente japonesas, serão construídos um ginásio de esportes, teatro para 500 lugares e sala de eventos, entre outras edificações.

A pedra fundamental para a construção do Parque do Japão – Memorial Imin 100 foi lançada no dia 10 de maio deste ano e a conclusão da obra está prevista para o dia 22 de junho de 2008, quando serão comemorados os 100 de imigração japonesa no Brasil, com a possível vinda da família imperial japonesa à Maringá.

Informações na Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Habitação pelo telefone 3221-1425.

Pmm