ESPORTE

Maringaenses conquistam 12 medalhas na Copa Brasil de Paraciclismo

Maringaenses conquistam 12 medalhas na Copa Brasil de Paraciclismo
Maringá conquistou 12 medalhas na 1ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo de Estrada, evento realizado neste fim de semana (23 e 24). Competição sediada em Maringá contou com a presença de 90 paratletas de diferentes estados, como São Paulo (SP), Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS). Entre os paratletas de destaques estão, Edvan Dias, da categoria triciclo, e Victória Barbosa, da categoria tandem. Ambos conquistaram duas medalhas de 1º lugar: nas provas de resistência e contrarrelógio.

Das 12 medalhas conquistadas pela União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM), quatro foram de 1º lugar, seis de 2º lugar e duas de 3º lugar. “Conseguimos obter resultados excelentes. O público compareceu e isso nos ajudou e motivou ainda mais. Agora, é treinar mais e ir em busca de mais vitórias e pódios”, citou a treinadora maringaense Lorena Oliveira.

Com os resultados obtidos pelos paratletas Edvan Dias, Victória Barbosa e Gilce Côrtes as chances de participarem de eventos como o Parapan e o Campeonato Mundial aumentaram. “Em maio, competirei na Copa do Mundo de Paraciclismo de Estrada nas etapas da Italia e Bélgica, competição que reúne os melhores paraciclistas da Europa”, disse a paratleta da UMPM, Victória Barbosa.

A UMPM participará em maio, na 2ª etapa da Copa Brasil de Estrada, que será em Brasília (DF) e em junho, no Circuito Panamericano de Paraciclismo de Estrada, a ser realizado em Diadema (SP). A equipe maringaense conta com o apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp). A Copa Brasil de Paraciclismo é organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Maringá estava com sete paratletas na competição: Edvan Dias - triciclo T1, Victória Barbosa - ciclismo C2, Augusto Moura - triciclo T2, Carlos Rossi - triciclo T1, Gilce Côrtes - tandem B, Célio Rafael - ciclismo C2, e Diego Santana - ciclismo C5

Classes

As categorias presentes na competição foram a tandem (deficiente visual), handbike (tetraplegia ou paraplegia), triciclo (paratletas com paralisia cerebral), e ciclismo (competem em bicicletas convencionais. Categoria destinada ao competidor com deficiência físico- motora e amputados).

THandbike: H-1, H-2, H-3, H-4, H-5

TCiclismo: C-1, C-2, C-3, C-4 e C-5

TTriciclo: T-1 e T-2

Tandem: B

Resultados

Edvan Dias de Souza - categoria Triciclo T1

1° lugar contrarrelógio

1° lugar resistência

Victória Barbosa - categoria C2

1° lugar contrarrelógio

1° lugar resistência

Augusto Dadalto - categoria T2

2° lugar contrarrelógio

2° lugar resistência

Gilce Duarte Côrtes e Lorena Oliveira(piloto) - categoria Tandem

2° lugar contrarrelógio

2° lugar resistência

Carlos Eduardo Rossi - categoria Triciclo T1

3° lugar contrarrelógio

2° lugar resistência

Célio Rafael - categoria C2

3° lugar contrarrelógio

2° lugar resistência

Diego Santana - categoria C5

9° lugar contrarrelógio

9° lugar resistência

Prefeitura de Maringá