AEROPORTO

Com alíquota menor do ICMS, expectativa é de mais voos

Com alíquota menor do ICMS, expectativa é de mais voos
O anúncio da redução da alíquota de ICMS sobre o combustível da aviação feito pelo governador Ratinho Jr. cria expectativa otimista em relação ao aumento do número de empresas aéreas operando em Maringá e, em consequência, o número de voos diários. Hoje, duas empresas (Gol e Azul) operam no Aeroporto Regional Silvio Name Junior, com 26 pousos e decolagens diárias. Ano passado, 648 mil passageiros passaram pelo terminal. Com mais operadoras e voos, estima-se crescimento de 20% no volume de passageiros.

“Desde o início da gestão temos reivindicado alíquota menor do tributo como forma de estimular a oferta de voos a partir de Maringá, com mais empresas operando na cidade”, afirma o prefeito Ulisses Maia. “Existe a demanda, mas o custo do combustível era apontado pelas aéreas como um obstáculo econômico”, acrescenta. Em 2016, o ex-governador Beto Richa elevou o imposto de 7% para 18%. Agora, Ratinho Junior propõe reduzir para 12%, conforme anunciou recentemente em Cascavel, durante evento do agronegócio.

Com o custo maior do combustível no Paraná, as empresas aéreas optam por abastecer seus aviões em outros estados, onde a alíquota é menor. Levantamento da superintendência do aeroporto de Maringá aponta contínua redução no reabastecimento de aeronaves nos últimos: de 1,5 milhão de litros mensais em 2016 para menos de 400 mil em 2018, indicativo importante da ′fuga′ de empresas e, por extensão, da oferta de voos. A expectativa é de uma mudança de cenário assim que a decisão do governador se consolide.

O superintendente do Aeroporto, Fernando Rezende, lembra que a redução da alíquota vem em um importante momento. “No próximo dia 15 será assinada a ordem de serviço para o projeto de ampliação da pista e outras melhorias estruturais no aeroporto, um investimento de mais de R$ 81 milhões. Valor menor do combustível e modernização do terminal certamente serão atrativos para novas empresas”, afirma Fernando Rezende, outro defensor de imposto menor como instrumento para alavancar a oferta.