Distrito de Floriano e Memorial Kimura, dois importantes símbolos históricos e pouco conhecidos pela população, tornaram-se roteiros turísticos no City Tour promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc). O passeio ocorre no dia 16 de fevereiro, das 9 horas às 13 horas, gratuitamente, e realizado com ônibus da Semuc, com capacidade para 50 passageiros. Necessário chegar com 15 minutos de antecedência. É recomendado levar água e usar roupas e calçados confortáveis. Interessados em participar do City Tour Histórico podem se inscrever no link:
http://bit.ly/2HZxhKRO ônibus partirá do Teatro Calil Haddad (avenida Luiz Teixeira Mendes, 2500, zona 5). Ao final do passeio será oferecido almoço (opcional), preparado no Memorial Kimura (R$ 25 por pessoa). Aqueles que optarem por não almoçar no local, precisarão aguardar para o retorno.“Tanto o distrito de Floriano, quanto o Memorial Kimura, fazem parte da história municipal e regional. Conhecer esses pontos históricos é conhecer também nossa história. Esse contato com o passado é essencial para nossas raízes”, diz o secretário de Cultura, Miguel Fernando.
Distrito de FlorianoOcupado por pioneiros provenientes de várias partes do Brasil, desde 1938, o distrito é um dos espaços socioeconômicos mais importantes da história de Maringá, pouco conhecido pela população. O passeio passará por pontos como, posto militar, praça e gruta Nossa Senhora Aparecida. Essa é uma oportunidade rara de entrar em contato de forma didática e organizada com dois ambientes, um urbano, o outro rural, que se complementam em suas historicidades comuns.
Memorial KimuraLocalizado na Gleba Ribeirão Caxias, às margens da Estrada Velha para Campo Mourão, está situado o Sítio Kimura. O sítio foi adquirido na década de 1940, quando Floriano ainda era uma vila. Dedicados ao trabalho agrícola, os Kimura construíram uma escola na propriedade, homologada pela Prefeitura de Mandaguari.Entre 1950 e 1955, foi construído o casarão do sítio. Nos anos 2000, começou os trabalhos para transformar o potencial histórico, arqueológico, turístico e paisagístico em um memorial que celebrasse, acima de tudo, a experiência nipo-brasileira em terras setentrionais do Estado do Paraná.
Saiba maisSecretaria de Cultura(44) 3221-6100