CULTURA

Floriano e o sítio Memorial Kimura integram City Tour Histórico

Floriano e o sítio Memorial Kimura integram City Tour Histórico
Distrito de Floriano e Memorial Kimura, dois importantes símbolos históricos e pouco conhecidos pela população, tornaram-se roteiros turísticos no City Tour promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc). O passeio ocorre no dia 16 de fevereiro, das 9 horas às 13 horas, gratuitamente, e realizado com ônibus da Semuc, com capacidade para 50 passageiros. Necessário chegar com 15 minutos de antecedência. É recomendado levar água e usar roupas e calçados confortáveis. Interessados em participar do City Tour Histórico podem se inscrever no link: http://bit.ly/2HZxhKR

O ônibus partirá do Teatro Calil Haddad (avenida Luiz Teixeira Mendes, 2500, zona 5). Ao final do passeio será oferecido almoço (opcional), preparado no Memorial Kimura (R$ 25 por pessoa). Aqueles que optarem por não almoçar no local, precisarão aguardar para o retorno.

“Tanto o distrito de Floriano, quanto o Memorial Kimura, fazem parte da história municipal e regional. Conhecer esses pontos históricos é conhecer também nossa história. Esse contato com o passado é essencial para nossas raízes”, diz o secretário de Cultura, Miguel Fernando.

Distrito de Floriano

Ocupado por pioneiros provenientes de várias partes do Brasil, desde 1938, o distrito é um dos espaços socioeconômicos mais importantes da história de Maringá, pouco conhecido pela população. O passeio passará por pontos como, posto militar, praça e gruta Nossa Senhora Aparecida. Essa é uma oportunidade rara de entrar em contato de forma didática e organizada com dois ambientes, um urbano, o outro rural, que se complementam em suas historicidades comuns.

Memorial Kimura

Localizado na Gleba Ribeirão Caxias, às margens da Estrada Velha para Campo Mourão, está situado o Sítio Kimura. O sítio foi adquirido na década de 1940, quando Floriano ainda era uma vila. Dedicados ao trabalho agrícola, os Kimura construíram uma escola na propriedade, homologada pela Prefeitura de Mandaguari.

Entre 1950 e 1955, foi construído o casarão do sítio. Nos anos 2000, começou os trabalhos para transformar o potencial histórico, arqueológico, turístico e paisagístico em um memorial que celebrasse, acima de tudo, a experiência nipo-brasileira em terras setentrionais do Estado do Paraná.

Saiba mais

Secretaria de Cultura

(44) 3221-6100