SEGURANÇA

Prefeitura inaugura nova sede da Guarda Municipal

Prefeitura inaugura nova sede da Guarda Municipal
A Prefeitura de Maringá inaugura nesta quarta, 6, às 9 horas, a nova sede da Guarda Municipal. O espaço localizado na Rua Fernão Dias, 688, esquina com a Rua José Alencar, conta com mais de 3,4 mil m². Além da área administrativa e operacional, reúne a central de videomonitoramento, salas de treinamento de defesa pessoal, musculação e Defesa Civil.

O secretário de Segurança Pública, coronel Antonio Padilha, explica que a sede foi pensada para um aumento de efetivo, guarda armada e mais treinada, além de garantir um melhor local de trabalho para os próprios servidores. Atualmente a corporação dispõe de 126 guardas municipais e 153 guardas patrimoniais.

“A escolha do endereço foi realizada estrategicamente. Albergue Santa Luiza Marillac e Centro Pop atendem pessoas em situação de rua e marginais aproveitam da situação para cometer delitos na região”, enfatiza o secretário.

A formatação de uma nova Guarda Municipal iniciou em 2017, com a criação de comissão de trabalhos para criação de estatuto específico, tendo uma referência própria para organizar sua autonomia enquanto força auxiliar de segurança. A mensagem de lei do projeto será assinada pelo prefeito Ulisses Maia durante a solenidade de inauguração para ser votado na Câmara de Vereadores.

Viaturas também foram reestilizadas e receberam uma identidade visual mais moderna. Nos últimos dois anos, foram adquiridos 13 veículos, um deles destinado exclusivamente para a Patrulha Maria da Penha. Guardas patrimoniais também ganharam novo uniforme com mais qualidade e guardas municipais, a primeira carteira funcional. Desde 2017 foram investidos mais de R$ 4 milhões na segurança da cidade.

A administração intensificou as ações para armar a Guarda Municipal. Primeiro, adquirindo autorização do Governo do Estado para treinamento dos guardas na 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (Esfaep). Somados aos de cursos anteriores, 80 agentes passaram por capacitação em segurança pública de 558 horas com aulas de direito constitucional, direito penal e processo penal, ética e cidadania, entre outras disciplinas.

Enquanto agentes se capacitavam, a administração licitou a compra de 10 revólveres calibre 38, 14 carabinas calibre 12 e 50 pistolas 380. Atualmente 33 guardas participam do curso de armamento, mas sem antes ter passado por uma rigorosa avaliação psicológica. São 254 horas de treinamento com o armamento municipal a ser realizado em instituições de tiro em Maringá e Paranavaí.

A nova Guarda Municipal também iniciou a cooperação com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema) na fiscalização e prevenção de infrações ambientais como poluição sonora e infrações de maus tratos de animais. A partir do decreto municipal 856/2018, podem constatar crimes ambientais para a abertura do processo administrativo com a fiscalização da Sema.

Além de investir em uma nova sede, viaturas e nos recursos humanos, a administração criou a Secretaria de Segurança Pública. O novo organograma amplia o alcance de ações integradas com outras forças policiais e municípios.

Também ampliado o videomonitoramento com a manutenção de lentes que antecede um projeto mais abrangente e moderno de 3 mil câmeras inteligentes. A tecnologia não apenas disponibiliza imagens como também tem capacidade de detectar e alertar ao operador a presença de pessoas e veículos suspeitos. O sistema contará ainda com um novo centro de comando e controle inteligente e disponibilizará o compartilhamento móvel de mídia.

Já uma base de informações poderá ser interligada com as da Polícia Civil, Militar e o Detran, acessando o registro de boletins de ocorrência policial, veículos roubados, desaparecidos entre outras informações.

Saiba mais

Guarda Municipal (153)

Fone - sede: 3221-8669