HABITAÇÃO

Moradias populares: programa imóvel na planta atende a 90 famílias

A Prefeitura de Maringá – por meio do departamento de Habitação da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh) – realizou nesta semana o sorteio das quadras e lotes para as pessoas inscritas e classificadas no Programa Imóvel na Planta Hipoteca.

O sorteio de quadras e lotes foi feito pelo prefeito Silvio Barros, que esteve acompanhado no evento pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação, Jurandir Guatassara Boeira; de representantes da Cohapar, Caixa Econômica Federal e de titulares das famílias classificadas.

Nesta primeira etapa vão ser construídas 90 casas em Maringá, sendo 12 delas no Residencial Copacabana, 31 no Loteamento Batel, 11 no Jardim Liberdade e 36 no Jardim São Francisco.

Durante o sorteio dos contemplados, também foram apresentados os critérios de seleção das famílias, as formas de financiamento das unidades e detalhes técnicos das estruturas das casas.

As 90 unidades têm medidas variáveis de 40, 44, 52 e 63 m² e, conforme critério estabelecido pela CEF, o valor das prestações é proporcional entre a renda da família enquadrada e o tamanho das residências.

O Programa Imóvel na Planta Hipoteca, para construção de moradia popular, é executado em parceria entre o Governo do Paraná que, através da Cohapar constrói as unidades; Governo Federal, que atua como agente financeiro por meio da Caixa Econômica Federal; e Prefeitura de Maringá, que tem a responsabilidade de promover a cidadania realizando o levantamento sócioeconômico dos beneficiários para enquadramento justo e imparcial no perfil do programa contratado.

A participação da Prefeitura de Maringá ocorre por intermédio do setor de Habitação da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh).

Pmm