ESPORTE

Dupla maringaense de vôlei de praia disputa Sul-Americano

Dupla maringaense de vôlei de praia disputa Sul-Americano
Os atletas maringaense Eduardo Davi e Adrielson Silva, ambos da Associação Maringaense de Vôlei de Praia (AMVP), e o técnico Robson Xavier, estão em São Francisco do Sul (SC) para a disputa da primeira etapa do Campeonato Sul-Americano. O torneio começa nesta sexta, 18, e segue até domingo, 20. A AMVP conta com o apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretária de Esportes e Lazer (Sesp).

A competição é disputada por 32 duplas, sendo 16 masculinas e 16 femininas. O Brasil está com sete duplas representantes (George/Thiago, Averaldo/Bruno, Adrielson/Eduardo, Jo/Leonardo, Juliana/Andressa, Josi/Neide e Val/Érica Freitas. O Campeonato é organizado pela Confederação Sul-Americana de Vôlei de Praia (CSV).

Para o atleta da AMVP, Eduardo Davi, 24 anos, a competição serve como porta de entrada para o circuito mundial. “Através do Sul-Americano conseguimos conquistar pontos importantes no circuito e também ganhamos experiência em competições internacionais. É a primeira competição nossa em 2019”, explicou.

As duplas estão divididas em quatro grupos, com quatro times em cada. A dupla maringaense está no grupo B com os argentinos Capogrosso e Azaad, os paraguaios Gonzalo e Riveros, e a dupla brasileira Jo e Leonardo. As duas melhores duplas de cada grupo avançam para a próxima fase.

O circuito de 2019 contará com cinco etapas: além de São Francisco do Sul (SC), as outras são em Coquimbo (Chile), Lima (Peru), Brasília (DF), e Camaçari (BA). Desde 2011, o Brasil termina na primeira colocação do circuito Sul-Americano no masculino e no feminino.